Ensino Fundamental 2

A ESCOLA DO SÉCULO 21


A ABA celebra 30 anos, inovando desde o seu nascimento. E esse momento coincide com mais uma grande realização. Em 2019, a ABA Global School iniciará o Ensino Fundamental 2, quando será oferecido o Year 6. As séries seguintes serão ampliadas de forma gradativa, ano a ano, até a chegada do Year 9, em 2022.


CONEXÃO COM O MUNDO


Para desenvolver o ecossistema da ABA Global School, o núcleo de inovação da ABA Global Education pesquisou e conheceu os melhores sistemas educacionais do mundo.

EXCELÊNCIA EM EDUCAÇÂO BILÍNGUE


A ABA foi pioneira em Recife ao implantar a primeira escola verdadeiramente bilíngue na cidade. O objetivo foi oferecer um padrão internacional de educação, com uma metodologia inovadora e bilíngue, com base no sistema educacional do Canadá, referência mundial em educação e bilinguismo.


Em 2016, o modelo da ABA Global School deu mais um grande salto. Após rigoroso processo como escola candidata para integrar a rede da IB World Schools, tornou-se uma escola certificada pela rede, passando a integrar um universo de 4.800 escolas de excelência no mundo, sendo a única em Pernambuco.

ABA Global School


Para a criação da GLOBAL SCHOOL, uma verdadeira escola bilíngue, o núcleo de inovação da ABA conheceu e pesquisou os melhores sistemas educacionais do mundo. Iniciamos com a Maple Bear Canadian School, sendo parceira até o presente. Em 2012, nos desafiamos a ser uma escola certificada pelo IB World Schools. O IB, com 50 anos de experiência tem sua sede na Suíça, país com o melhor sistema de educação do mundo, e centros globais em Singapura, Estados Unidos e Holanda. Esses quatro países são os mais competitivos do mundo.


O processo de certificação compreende treinamentos, avaliação de indicadores de qualidade educacional, entrevistas com o núcleo gestor da ABA, com os(as) professores(as), pais, alunos(as). Foram 4 anos de relação intensa de aprendizado para a Global School ser certificada.


DIFERENCIAIS DA ABA AO SER UMA IB WORLD SCHOOL:


  • Fazer parte da seleta rede do IB com 4.800 escolas em 130 países.
  • Compartilhar as melhores práticas em gestão e educação do mundo.
  • Promover para professores(as) e gestores(as) treinamentos, continuamente, com educadores nacionais e internacional.
  • Utilizar a metodologia transdisciplinar, baseada em desenvolvimento de projetos.
  • Estimular o desenvolvimento de competências, habilidades, atitudes e valores, utilizando as inteligências múltiplas.
  • Valorizar o conhecimento dos alunos aprendidos nas sua vivência pessoais e familiares para construir novos.
  • Colocar o aluno no centro do aprendizado, estimulando-o a questionar criativa e criticamente.

Até 2017, cerca de 160 mil escolas do mundo participaram do processo de certificação e apenas 3% foram certificadas. No Brasil há 13 IB World Schools de ensino fundamental. Nas regiões Norte/Nordeste apenas 2. Em Pernambuco, só a GLOBAL SCHOOL.

CIDADÃOS GLOBAIS



O ecossistema da ABA Global School tem o propósito de preparar as crianças para se tornarem cidadãos globais. Uma filosofia tão enraizada na escola, que se traduz em sua missão “compreender, respeitar e colaborar para construir um mundo melhor”.


A Global School trabalha para que seus alunos se transformem em verdadeiros agentes transformadores, proporcionando este legado para a sociedade.


E no aspecto individual, nossos jovens são preparados para lidar com as intensas e profundas transformações que o mundo está vivendo nos campos profissionais, tecnológicos e culturais, sendo os protagonistas de sua trajetória.

INOVAÇÃO E TECNOLOGIA


A ABA Global School tem uma estrutura na qual suas salas de aula são centros de aprendizagem, onde a criança é o grande protagonista, sendo estimulada a ser criativa e responsável por enriquecer seu conhecimento com experiências dentro e fora da escola.


O que há de mais moderno em tecnologia da educação está ao dispor do processo de ensino e aprendizagem. Há um ecossistema com tecnologias inovadoras, que compreende quadros interativos, sistemas, softwares, biblioteca multimídia, vários labs ( Media, FabLab, Studio, I-lab, 4Life lab, Ipads-lab) e principalmente profissionais preparados para o uso adequado das tecnologias, para o aprendizado eficaz.


Além disso, aulas de empreendedorismo e coding (pensamento computacional) são oferecidas como parte do currículo, possibilitando ao aluno desenvolver o pensamento lógico e a capacidade de fazer acontecer.

PROPOSTA PEDAGÓGICA


Os fundamentos desenvolvidos até a quinta série serão ampliados e enriquecidos. Avançaremos no processo de formação de cidadãos com os valores, competências e habilidades necessárias para o aluno tornar-se competente com referência global.


Os alunos da ABA Global School serão avaliados holisticamente. Essa avaliação se dará rotineiramente e também em datas específicas de Verificação de Aprendizagem (metas ou objetivos de aprendizagem). Os alunos receberão o calendário das VAs com antecedência, podendo planejar seus estudos continuamente e não concentrando todas as avaliações em um só dia ou semana.

ROTINA RICA EM ATIVIDADES


Os alunos do Fundamental 2 serão expostos a uma variada rotina de atividades para promover a independência e autonomia na busca pelo conhecimento. As aulas da grade curricular vão além do exigido pelo MEC (Base Nacional Curricular Comum) e abrangem toda a formação do aluno. As After School Activities complementam a formação integral, descobrindo potenciais e trabalhando importantes habilidades do século 21.

O PROJETO DE EXPANSÃO


A ABA Global School se prepara para o projeto de crescimento da escola bilíngue e a expansão da infraestrutura faz parte deste processo. A ABA ganhará novas salas de aula, laboratório, espaços de convivência, um novo refeitório, auditório. Veja imagens em perspectiva das várias etapas da expansão!