Escola – Ensino Fundamental

Ensino Fundamental 1

Neste ciclo, as crianças aprendem utilizando-se das Línguas Inglesa e Portuguesa num processo transdisciplinar. Uma nova rotina se apresenta com destaque para a observação, a resolução de problemas e a tomada de decisões, atividades que contribuem para a formação de crianças independentes e com pensamento crítico. Assim, os alunos desenvolvem-se intelectual e socialmente, criando um ambiente propício para o aprendizado e a integração social.


O aluno do Ensino Fundamental I é preparado para uma postura de maior responsabilidade e adaptação a uma nova rotina e demandas mais complexas, bem como a construção de novas competências, necessárias para uma compreensão global de mundo. Um dos eixos de trabalho é o fortalecimento do Perfil do Aluno IB que começa a ser desenvolvido na Educação Infantil. Agora assume um compromisso com tarefas, projetos e pesquisas de maneira mais significativa.

escola_bilingue_ensinofundamental_educ_fundamental4

No Fundamental I as disciplinas são organizadas por áreas: Linguagem; Matemática, Ciências, Estudos Sociais, Arte, Corpo e Movimento, Música e Empreendedorismo, Coding e Maker, contextualizadas nos seis temas transdisciplinares e no programa de indagação.​

 

Linguagem: O reconhecimento dos aspectos receptivo e expressivo possibilitarão um programa de língua equilibrado entre os três eixos: linguagem oral, visual e escrita.

 

Matemática: As sequências essenciais para o aprendizado da matemática são organizadas em cinco eixos de conhecimento: números, padrão e função, tratamento de dados, medidas, espaço e forma. Nos eixos de números, padrão e forma será explorado o sistema de numeração através das operações. É o aprendizado da linguagem aritmética com seus significados, símbolos e convenções. Os outros eixos – tratamento de dados, medidas, espaço e forma – são áreas da matemática que têm uma interface com as outras disciplinas.

 

Ciências: O saber científico é explorado através de procedimentos de investigação, observação, experimentação e comparação em blocos temáticos correlacionados que são: Seres Vivos, a Terra e o Sistema Solar, Matéria e Materiais Força e Energia.

Estudos Sociais: O conhecimento dessa área é organizado em cinco linhasde pesquisa: sistemas humanos e atividades econômicas, organização social e cultural, continuidade e mudança ao longo do tempo, os ambientes naturais e os seres humanos, recursos e meio ambiente.

 

Arte: O ensino da arte se fundamenta num conjunto de saberes, habilidades e atitudes, tendo como objetivo a formação estética, artística e cultural do educando. Está baseado na integração e na articulação de três ações básicas ou campos conceituais: apreciar, fazer e contextualizar – arte.

 

Música: Os alunos vivenciam uma ampla gama de conhecimentos musicais incluindo a classificação e análise de sons, composição, exploração do corpo musical, harmonização, audição, tocar instrumentos. Terão a oportunidade de usar a imaginação e suas experiências musicais para organizar os sons, naturais e tecnológicos, em várias formas que comunicam ideias específicas e emoções.

 

Corpo e Movimento: Os alunos desenvolvem habilidades motoras básicas e a capacidade do corpo para o movimento através de experiências locomotoras, as técnicas, regras e propósito de jogos de cooperação, atletismo e desporto, reconhecendo as potencialidades do corpo e como aprimorar um desempenho.

Empreendedorismo: A cooperação, a responsabilidade, a autonomia, a sustentabilidade e a iniciativa são qualidades indispensáveis ao desenvolvimento do espírito empreendedor. As crianças são engajadas em práticas de reflexão sobre a vida financeira, conscientizando-se a respeito do que é desejável; o que é possível e o que é humanizador, nas relações econômicas com outras pessoas.

 

Coding: ​Alunos a partir do Year 3 tem aulas semanais de Coding em inglês, desenvolvendo habilidades como o pensamento computacional, pensamento crítico, capacidade de lidar com erros, criatividade e colaboração. Os alunos são desafiados a desenvolver projetos com programação e usar a criatividade para a solução de problemas. Todo o material utilizado é baseado no programa da Apple, Everyone Can Code.

 

Maker: O Movimento Maker é a cultura Do-It-Yourself (ou simplesmente DIY). Acreditando no movimento, a ABA Global School, acredita que é no fazer que está um dos grandes passos da Educação para o desenvolvimento dos nossos alunos. Ao “colocar as mãos na massa”, eles estarão exercitando a criatividade , o pensamento crítico, o ato de trabalhar individual e colaborativamente e a resolução de problemas – habilidades básicas do século 21.

SSI - Sistema Semi Integral no Ensino Fundamental

A ABA Global School está sempre buscando otimizar o desenvolvimento de seus alunos. Para nós, investir em formação é assegurar o direito a um futuro criativo e feliz. Uma permanência maior das crianças na Escola contribui para diversificar as competências desses cidadãos.


Espaços Significativos de criação e formação propiciam às crianças estratégias diversificadas nestas áreas do saber e do saber-fazer: Arte, Corpo e Movimento, Inglês e Empreendedorismo.


A ABA Global School, com o SSI-Sistema Semi Integral oferece um processo de ensino-aprendizagem semelhante aos países que vêm se destacando nos índices de desenvolvimento escolar, em relação ao tempo de permanência e diversidade curricular, o que fortalece o processo de formação integral das crianças.