PERGUNTAS FREQUENTES


SOBRE A ESCOLA


Qual a estrutura física e de equipamentos da escola?

Na ABA Global School o espaço físico é parte integrante do projeto pedagógico. A escola possui 19 salas de aula, 3 parques, refeitório, Cybers, iPad Labs, 1 quadra, auditório, salas de arte e corpo e movimento, Fab Lab, laboratório e a maior biblioteca em língua inglesa da região. Os espaços foram pensados para promover a formação integral do aluno.

A ABA está passando por uma grande expansão. Para ver como o nosso espaço físico ficará, clique aqui.


Quais ciclos são oferecidos?

A ABA Global School oferece turmas na Educação Infantil, a partir do Early Toddler (1,5 anos), Ensino Fundamental 1 e, a partir de 2019, Ensino Fundamental 2.


Quais são as turmas?

Educação Infantil

Early Toddler

Toddler

Nursery

Junior

Intermediate

Fundamental I

Year 1 ao Year 5

Fundamental II

Year 6 (2019)

Year 7 (2020)

Year 8 (2021)

Year 9 (2022)


Quais os sites e perfis em rede social da escola?

O site oficial da ABA é o www.estudenaaba.com e temos perfis no Facebook (ABA Global Education) e no Instagram (@abaglobalschool).


Qual o horário para visitar a escola?

As visitas à escola devem ser agendadas. É possível agendar visitas diretamente na secretaria da escola, pelo telefone (81-3427-8800) ou clicando nesse link.


Como a escola faz a comunicação oficial com os pais?

A ABA Global School desenvolveu o seu próprio aplicativo de comunicação Pais-Escola e Aluno-Escola, o School Agenda. Com o aplicativo é possível ver o calendário da escola, receber e enviar mensagens para toda a equipe, checar o que está sendo ensinado em sala e o cardápio dos lanches e almoços. O aplicativo foi criado para facilitar a comunicação da comunidade escolar.

SOBRE O PROGRAMA BILÍNGUE


Quais as vantagens em ser bilíngue?

O bilinguismo possibilita não apenas o aprendizado de duas línguas com fluência, mas também o conhecimento das suas respectivas culturas. Além disso, possibilita ganhos na área cognitiva ampliando a visão de mundo através das vivências do aluno. De acordo com Visscher, bilinguismo é um “experimento bonito e natural” porque as pessoas crescem falando duas línguas e os estudos mostram que elas obtêm benefícios cognitivos por trocar de línguas e determinar qual usar dependendo do que acontece ao seu redor.


Por que crianças devem aprender uma segunda língua desde cedo?

De acordo com estudos atuais, quanto mais cedo a criança começa aprender uma segunda língua, mais efetiva será sua aquisição. Isto é devido, em parte, pelo fato de a criança possuir habilidades mais generalizadas e da importância da estimulação nessa fase.


O ensino bilíngue é aplicável a todas as crianças? E aquelas que apresentam dificuldades de aprendizagem?

Na maior parte dos casos não há obstáculos para que crianças aprendam uma segunda língua. A criança bilíngue não possui nenhuma habilidade cerebral diferente, nem qualquer processo mental específico diverso daqueles encontrados numa criança monolíngue. Se uma criança encontra dificuldades de aprendizagem, provavelmente isso não se deva ao ensino bilíngüe e este problema deve ser tratado com cuidado e atenção. Na ABA Global School recomenda-se que toda dificuldade de aprendizagem tenha sempre o acompanhamento e a assistência de um profissional especializado.


Que diferenças há no processo de aprendizagem e na aquisição cultural que a ABA Global School oferece na imersão em inglês?

A inserção da criança num ambiente com elementos culturais diversificados já é um fator enriquecedor do currículo, o que valoriza a pluralidade cultural e, diante de uma realidade globalizante, prepara as crianças para atuarem como cidadãos do mundo. Crianças no programa de imersão bilíngue encontram duas diferentes abordagens na metodologia de seu dia escolar. Neste ambiente de aprendizagem focado em duas línguas, a criança aprende progressivamente, durante o desenrolar dos períodos escolares, a usar adequadamente a língua específica e as respostas culturalmente apropriadas, o que enriquece suas experiências de aprendizagem.


Como se dá o processo de aprendizado de uma segunda língua? A criança entende antes de falar?

Pesquisas indicam que há um desenvolvimento sequencial consistente na aquisição de uma segunda língua por crianças. Primeiramente há um período no qual continuam a usar sua língua nativa nas situações de comunicação. A maioria delas entra num período não-verbal ou de "silêncio". Durante o período de "silêncio", elas estão trabalhando ativamente na compreensão e no sentido da segunda língua. Observam e ouvem com atenção a professora e as outras crianças. Depois disso, começam a usar frases "telegráficas" e "frases feitas". Finalmente, produzem frases mais completas.


Quando as crianças começam a se expressarem na segunda língua?

A ABA Global School oferece um ambiente significante no qual os alunos percebem a importância de usar a segunda língua. Dessa forma, é de grande valor iniciar a criança no uso dessa língua o mais cedo possível, a fim de aumentar o grau de proficiência. Como em todo o processo de aprendizagem, existem diferenças individuais. Assim, cada criança progride em seu próprio ritmo no desenvolvimento sequencial da aquisição da língua.


As crianças misturam as duas línguas?

É comum para crianças que estão se tornando bilíngues misturarem as duas línguas no início do processo. Isto ocorre quando tentam comunicar uma palavra ou expressão que não está imediatamente disponível para elas na segunda língua. Como as crianças monolíngues, as bilíngues também brincam com suas duas línguas, fazendo rimas e inventando palavras.


Como se desenvolverá o processo de alfabetização? Em que língua as crianças serão alfabetizadas?

As crianças aprendem a ler somente uma vez, preferencialmente na língua materna, que é, para ela, a língua dominante. Mas essas habilidades, assim como as tentativas de registro de suas ideias são transpostas para a segunda língua, quase que concomitantemente. Ler não é simplesmente um ato de decodificar, mas dar significado ao que se lê.


Se nenhum dos pais fala a segunda língua, isto irá afetar o aprendizado da criança?

A ABA Global School oferece um suporte suficiente à aquisição da linguagem de forma que, ainda que os pais não falem a segunda língua, isto não será um problema. Dessa maneira, os pais podem ajudar, fazendo perguntas às crianças, mostrando interesse e envolvendo-se no aprendizado delas. É importante que os pais não sejam exigentes demais e nem cobrem das crianças suas habilidades na segunda língua. Cada criança tem seu próprio tempo e maneiras de aprender, por isso comparações com outras crianças devem ser evitadas.


HORÁRIO


Qual o horário das atividades escolares? A partir de que horas o aluno pode chegar na escola?

Early Toddler ao Junior

Manhã: 08:00 - 12:00

Tarde: 13:30 -17:30


Intermediate

Manhã: 07:45 - 12:10

Tarde: 13:20 -17:45


Year 1 ao Year 4

Manhã: 07:45 - 12:10


Year 5

Manhã: 07:30 - 12:30


Sistema Semi-Integral (SSI) - Year 1 ao Year 5

14:00 - 17:45 (2x por semana)


A escola abre às 7:00 para receber os alunos da manhã e permanece aberta até às 19 horas.

ATIVIDADES EXTRA-CURRICULARES


Quais as atividades extra-curriculares oferecidas?

Do Infantil ao Fundamental 1 a escola oferece escolinhas de judô, ballet, futsal e xadrez. Além das escolinhas, os alunos da ABA Global School podem participar dos cursos e oficinas oferecidos na ABA, como a School4Life, FabLab, Acelera, entre outros.


CORPO DOCENTE


De onde vêm os educadores?

A ABA Global School buscou no mercado local e internacional os melhores educadores para compor o seu quadro. Não somente o currículo acadêmico é levado em consideração, mas também a fluência e vivência na língua inglesa e habilidades e valores que buscamos desenvolver nos nossos próprios alunos, como proatividade, colaboração, pensamento crítico e criatividade.


São realizados treinamentos para o corpo docente?

Os professores da ABA Global School participam de formações semanais, tanto na filosofia do IB (International Baccalaureate) como na metodologia da Maple Bear. Os encontros promovem troca de conhecimento e desenvolvimento profissional. Nossa equipe é constantemente incentivada a buscar informações sobre o que há de melhor em educação, participando dos maiores encontros de educacionais do mundo.


ALIMENTAÇÃO


Como funciona a alimentação dentro da escola?

A ABA Global School conta com o apoio de duas nutricionistas para oferecer opções saudáveis e balanceadas de lanches e refeições para os alunos. O refeitório e lanches da ABA Global School são preparados por uma empresa terceirizada que tem parceria com a ABA desde 2006.

FARDAMENTO


A escola exige fardamento?

Sim. Os modelos adotados são disponibilizados para compra na escola.


METODOLOGIA


Qual a metodologia de ensino da ABA Global School?

Na ABA Global School o estudante é protagonista e constrói seu próprio aprendizado através da interação com os pares, com o ambiente e com as pessoas da comunidade escolar.


A ABA Global School é uma escola IB O que isso significa?

A ABA Global School é uma IB World School que foi certificada em janeiro de 2016 pelo IBO, International Baccalaureate Organization oferecendo o PYP. Com isso, ela está inserida numa rede de cerca de 5.000 escolas pelo mundo! Somos a segunda do Norte/Nordeste a ser certificada pelo IBO.


Qual o significado de PYP?

PYP, Primary Years Program, é oferecido na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. Os educadores desenvolveram o Programa de Indagação com os seis temas transdisciplinares: Who we are, How we express ourselves, How the world works, How we organize ourselves, Where we are in place and time and Sharing the Planet.


O que é a transdisciplinaridade (PYP)?

O PYP é um programa transdisciplinar que integra as várias áreas do conhecimento: Linguagem, Matemática, Ciências, Estudos Sociais, Artes e Formação Pessoal, Social e Física. Cada tema transdisciplinar possibilita um estudo significativo, relevante e desafiador. Os educadores planejam as unidades de indagação de forma colaborativa enriquecendo o processo de ensino-aprendizagem.


Como o currículo do IB contribui para a formação de um cidadão global?

No PYP, o programa inclui cinco elementos essenciais: conhecimento, conceitos, habilidades, atitudes e ação. Com isso, os alunos aprendem conceitos relevantes, desenvolvem habilidades sociais, comunicativas e de pesquisa. Além disso, desenvolvem atitudes como: curiosidade, criatividade, cooperação, tolerância e respeito. Com a formação holística do PYP, o aluno constrói o perfil de aprendiz tornando-se questionador, auto-crítico e atuante no mundo que vive, buscando exercer seu papel como um cidadão global.


MATRÍCULAS


Como funciona o processo de matrícula?

Para alunos novatos o primeiro passo é conhecer a escola e entender da sua metodologia, projeto pedagógico e rotina. Isso pode ser feito através das visitas agendadas e apresentação da proposta pedagógica pela coordenação.