NOTÍCIAS

NEWS

16/02/2018

Inglês em 3 dimensões

O método concebido pela ABA compreende o desenvolvimento do inglês em três dimensões

English 3D


O método concebido pela ABA compreende o desenvolvimento das três dimensões a seguir, que são interdependentes, criando-se assim um aprendiz holístico, capaz de atuar como cidadão e líder global no mundo cada vez mais competitivo.


Dimensão Habilidades do Século 21 e Mindfulness


- Habilidades do século 21


Uma pesquisa com 500 executivos das maiores empresas dos Estados Unidos, realizada em 2000, mostrou que os alunos concluintes de escolas do ensino médio, escolas técnicas e universidades carecem de habilidades e aprendizados fundamentais para o bom desempenho no trabalho, de modo a contribuir para o sucesso econômico e social do país.

Diante do resultado, um grupo de pesquisadores, educadores e líderes empresariais americanos apoiou a criação da instituição parceria para as habilidades do século, criada em 2002 e que atualmente se chama parceria para o aprendizado do século.

A iniciativa foi essencial também pelas exigências do mundo atual, que requer profissionais do conhecimento com capacidade para resolver problemas complexos em contexto global.

O modelo concebido compreende o aprendizado de disciplinas básicas, além da língua inglesa, abrangendo: Habilidades para a vida e carreira; de aprendizado e inovação; e para informação, mídias e tecnologia. Podemos destacar quatro: a Criatividade, o pensamento Crítico, a Comunicação e a Colaboração.


- Mindfulness


Mindfulness é traduzido no português como atenção plena. Na verdade, a disciplina vai além. É como uma daquelas palavras que nenhuma tradução lhe será fiel. Mindfulness abre as portas para que cada pessoa entre em contato consigo mesma e estabeleça uma comunicação contínua que segue a tríade: mente, corpo e espírito. Ao longo dos anos, perdemos o contato com a nossa essência e vivenciamos desejos e vontades que não são nossos, mas nos vêm em forma de convites de uma sociedade materialista insaciável. São desejos de ter mais do que ser e que nos fazem nos perdermos de nós mesmos.


Mindfulness entra nesse contexto como uma forma de aprendizagem social e emocional porque parte do pressuposto de que, a partir do momento que você atenta com mais inteireza, você passará a ter mais consciência de si e de suas experiências. Alguns estudos da neurociência têm apontado benefícios da mindfulness: melhor foco e concentração, aumento da autopercepção e autoconsciência, maior fortalecimento do controle de impulsos, sentimentos de calmaria e redução da agressividade/comportamento violento, solidão e do estresse. Soma-se ainda o aumento da empatia e do entendimento do outro.



voltar para noticias