NOTÍCIAS

NEWS

16/05/2017

Game Design Thinking

Como criar um game de sucesso

Neste sábado (20/05) o Prof-Lab, programa de formações criativas, avança em sua agenda de cursos convidando todos para aprender sobre Game Design Thinking. A experiência de aprendizagem será guiada pelo formador Giordano Ribeiro e acontece no dia 20 de maio, das 8h30 às 12h30, na unidade da ABA Global Education de Boa Viagem, no Recife.



O Design Thinking é a metodologia que revela a forma como um designer de projetos pensa. Inspirado nesse conceito o Game Design Thinking é a metodologia que vai apresentar especificamente a forma com pensa um designer de jogos. Antes de desenvolver um jogo é necessário saber mais do que programação, ilustração ou animação. A concepção de um jogo de sucesso requer planejamento, criatividade e mais algumas habilidades para as quais é preciso estar atento antes de mergulhar no universo do desenvolvimento. Orientar futuros criadores sobre as estratégias de planejamento de um jogo é o que vai nortear a experiência Game Design Thinking em mais um encontro do Prof-Lab.


Tática, ludicidade e outros elementos presentes no processo de criação de um jogo serão apresentados de forma didática pelo educador Giordano Cabral, professor do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco e profundo conhecedor das estratégias de planejamento para a criação de jogos. Para desenvolver práticas inovadoras no ensino de música, Giordano mergulhou no universo dos jogos produzindo softwares e games voltados para a aprendizagem de música como a premiada Turma do Som.


Na formação os cursistas serão desafiados a criar um jogo com materiais simples como tabuleiros, fichas, bolas, papel e caneta. Estimulando a criatividade e promovendo a reflexão, os criadores viverão na prática os principais erros e acertos do processo. "Um jogo de sucesso é sempre divertido para quem joga. E esse objetivo pode ser alcançado de forma simples com o que se tem à mão. A ideia do Prof-Lab é ajudar a desconstruir a mentalidade de que um jogo para fins educativos precisa seguir o formato de perguntas e respostas. Às vezes é preciso quebrar um pouco esse pensamento porque talvez isso não seja assim tão divertido", afirma Giordano.

 

 

Deseja fazer sua inscrição? Clique aqui



voltar para noticias