NOTÍCIAS

NEWS

30/06/2017

Respeito

Artigo de Eduardo Carvalho publicado no Jornal do Commercio

Na vida, conhecemos muitas pessoas. Todas têm importância, seja pela etnia, pelo credo, trabalho, posição social etc. e merecem atenção e respeito.  Se você quer ser respeitado (a), respeite o outro e demonstre caráter e educação. O respeito traduz um sentimento positivo por uma pessoa ou para com uma entidade, a exemplos de uma nação, uma religião, etc. Ser rude é um desrespeito, enquanto ações que honram alguém ou alguma coisa são consideradas atitudes de respeito.

 

O respeito é um dos seis pilares do Programa de Formação de Caráter (Character Counts). O programa considera ainda: a Credibilidade; a Responsabilidade e a Justiça . O programa, que faz parte do currículo de escolas globais, pondera ainda sobre Cuidado e Cidadania.

 

A criança não nasce reverente. Ela aprende a respeitar com os pais e outras pessoas do convívio, através de exemplos, que compreendem também como os pais se relacionam. À medida que a criança desenvolve a fala e as habilidades cognitivas, pode ser ensinada que bater nos outros, gritar e interromper os pais é errado. As regras e os limites são essenciais para a garotada controlar os impulsos.  É importante elogiar a criança quando a norma é cumprida e estabelecer conseqüências consistentes quando as mesmas são quebradas. O aprendizado ocorre de forma gradativa com a reação firme e não raivosa por parte dos pais.

 

A bondade e a empatia devem ser estimuladas. Lembre sempre as palavras mágicas "por favor", "obrigado", "com licença" e "desculpe". É fundamental também rememorar princípios como: "não julgue outras pessoas sem conhecê-las", "trate os outros como quer ser tratado" e "escute antes de argumentar". Conscientize a criança a respeitar a natureza, ensinando-a como cuidar das plantas e dos animais e zelar pelo ambiente em que vive (o quarto, a sua escola, o clube que freqüenta).

Os comportamentos desrespeitosos podem ser disseminados por meios da comunicação e de interações digitais. Torna-se difícil evitar que a criança acesse esses veículos, mas assista a programas junto com ela e faça comentários.  Estimule-a  a refletir sobre as atitudes das personagens, e que são reprovadas segundo a sua escala de bons princípios. Assim, a criança desenvolverá uma consciência crítica do "certo" e "errado", e o respeito aos outros crescerá.

 

Como o respeito é desenvolvido na ABA

O tema respeito é um dos pilares transversais dos programas da ABA. Continuamente os alunos enxergam o potencial de serem íntegros, assumindo responsabilidade sobre suas ações e consequências. Conheça o perfil do aluno que é desenvolvido na Global School. O programa de Kids no curso de inglês também tem um enfoque grande na parte de respeito e cuidado.

 

Em tempo, em parceria com os Partners of America, a ABA realizou um workshop Character Counts facilitado por instrutores credenciados por essa instituição, para todos os professores da ABA e professores de escolas públicas. O objetivo desse programa foi disseminar entre os alunos a prática dos pilares desse programa citados acima, disseminando valores esquecidos por parte da nossa sociedade.



voltar para noticias