NOTÍCIAS

NEWS

15/06/2017

Startup Weekend Smart Cities aconteceu na ABA e no Fab Lab

Um final de semana de muitas ideias, inovações e empreendedorismo. Esta foi uma edição voltada para pensar soluções para as cidades inteligentes

O Startup Weekend é um evento desenvolvido pela comunidade para a comunidade. Um evento que tem foco muito maior em desenvolver o mindset empreendedor do que criar grandes negócios. Por vezes, uma ou outra equipe gera realmente uma nova empresa, mas isso depende muito mais da equipe continuar o ritmo imposto no final de semana do que um bom resultado na competição. Há casos emblemáticos de grandes startups que não chegaram sequer ao pódio e faturaram centenas de milhares de reais poucos meses depois. Da mesma forma, há inúmeros casos de equipes campeãs que nunca mais se encontraram após o final de semana.


Mas, o importante mesmo do Startup Weekend é que todos saem ganhando. É um final de semana transformador de pessoas. Esse objetivo é quase sempre alcançado. É possível entender de uma maneira bem intensa como funciona a vida real de um empreendedor. Pouco descanso. Cabeças trabalhando a todo vapor. Crescimento pessoal a cada novo passo. Frustrações. Tensões. Comemorações. Mudanças. União. Brigas. Esse é o mundo real. O Startup Weekend é intenso e faz essa vivência controlada acontecer de forma educativa. Rodeado por mentores e facilitadores que ajudam a equipe a manter o foco e trabalhar na direção correta, fica muito mais fácil do que na vida real pós-evento, mas ainda assim é um desafio e tanto.


Estão de parabéns todos que já tiveram a ousadia, coragem e força de se entregar e completar este desafio. São heróis de suas próprias vidas. Certamente saíram muito melhores do que entraram. Esse é o principal depoimento que recebemos ao organizar esses eventos. Imaginar um final de semana inteiro %u201Ctrabalhando%u201D e sair realizado a ponto de acreditar que este pode ter sido um dos melhores finais de semanas de suas vidas. É por isso que tanta gente se envolve na comunidade, trabalhando como voluntários para fazê-la crescer e alcançar mais gente. Parabéns também aos voluntários e patrocinadores por acreditarem e fazerem parte da comunidade que trabalha pelos próximos empreendedores. A ABA tem orgulho de abraçar essa comunidade.


Não queremos criar grandes negócios. Queremos criar grandes empreendedores. Esse é o principal legado de todo Startup Weekend. Um dia, os que saíram de um final de semana como este vão transformar empresas ou mesmo criar suas próprias. Certamente farão diferença aonde forem. Aos que participaram, continuem empreendendo, criando ideias e protótipos, validando e encarando o mercado de frente. Lembrem-se que outros jurados passarão por vocês. Escutem o que dizem com atenção, mas questionem e não se entreguem porque eles nem sempre estarão certos.


As fotos deste artigo são da última edição que aconteceu por aqui, na ABA, o Startup Weekend Recife Smart Cities (#SWRSC). Foi fantástico ver o mundo dos empreendedores integrados ao Fab Lab para criar protótipos e projetos que envolvem repensar nossa cidade. Uma experiência incrível.



voltar para noticias