Cidade aprendiz

Blog

Cidade aprendiz

Neste dia 21 de junho de 2016, um artigo de Eduardo Carvalho reflete sobre as cidades aprendizes e como podemos influenciar as nossas cidades a entrarem para essa rede especial criada pela Unesco. Confira o artigo abaixo.


Cidades são motores do crescimento econômico. Aprendizado é um dos mais importantes meios para impulsionar esse progresso. Essa é a razão pela qual muitas comunidades estão construindo cidades aprendizes. A iniciativa pressupõe desenvolver estratégias inovadoras que estimulem cidadãos a aprender novas habilidades e competências por toda a vida. Cidadãos com esse perfil têm papel fundamental na criação de sociedades sustentáveis.


Uma sociedade aprendiz deve ser construída bairro por bairro, cidade por cidade. As cidades aprendizes têm características comuns, segundo definição registrada na Declaração de Beijing, em 2013 e validada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura-UNESCO. São cidades que mobilizam os próprios recursos em todos os setores com o objetivo de promover o aprendizado inclusivo do ensino básico ao superior; suscitar e revitalizar o aprendizado em famílias e comunidades; e facilitar a aquisição de conhecimento nas empresas.


As cidades aprendizes empreendem ainda para disponibilizar à sociedade o uso de tecnologia moderna; fomentar aprendizado de excelência; e criar uma vibrante cultura de conhecimento. Dessa forma, uma cidade aprendiz apoia o empoderamento do indivíduo, a coesão social, as prosperidades econômica e social e o desenvolvimento sustentável. Para esse processo ocorrer, são necessários vontade e comprometimento político do prefeito da cidade, participação na governança de representantes da sociedade, transparência nas informações e mobilização e utilização de todos os recursos possíveis.


O êxito da iniciativa requer monitoramento de representantes da sociedade para que discursos políticos sejam transformados em realidade e para avaliar o progresso e os beneficios das medidas implantadas.


Com o propósito de estimular a implantação de cidades aprendizes, a Unesco criou a Unesco Global Network of Learning Cities (GNLC), um sistema em que cidades podem se tomar membros, compartilhar ideias e experiências e promover, assim, o aprendizado mútuo entre cidades.


Abaixo o clipping do artigo original.

Cidade aprendiz

ABA Admin

ABA Global Education é um centro educacional com serviços de ensino de idiomas, escola infantil e fundamental, orientação para estudos e carreira no exterior, escola de habilidades do século 21, laboratórios maker e de fabricação digital, treinamento para educadores e gestores, e centro de eventos para negócios.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website