Criatividade e coragem: conheça o International Dot Day!

Criatividade e coragem: conheça o International Dot Day!

Quantas possibilidades você consegue imaginar para desenhar a partir de um único ponto no papel?

 

Se essa pergunta pareceu confusa para você, calma que a gente te explica! Todos os anos no dia 15 de setembro, é celebrado o International Dot Day (Dia Internacional do Ponto) pro diversas instituições de ensino e organizações ao redor do mundo.

 

O se tornou uma celebração global da criatividade, coragem e colaboração, começou quando o professor Terry Shay apresentou à sala de aula o livro The Dot, de Peter H. Reynolds, em 15 de setembro de 2009. A ideia é comemorar o potencial de milhões de pessoas ao redor do mundo conectando, colaborando, criando e celebrando tudo o que a criatividade humana inspira e convida. E claro, a ABA não ficou de fora!

 

The Dot Central

The Dot é a história de uma professora atenciosa que desafia uma aluna duvidoso a confiar em suas próprias habilidades a ser corajosa o suficiente para “deixar sua marca”.

 

O que tem a ver um ponto com criatividade?

A história gira à volta de Vera, uma menina que não sabe desenhar. No final da aula de desenho, fica amuada em frente à sua folha em branco, frustrada com a sua incapacidade. Mas a sua professora não desiste e responde-lhe: “Tenta fazer uma marca qualquer e vê o que podes fazer com isso”. Vera pega na caneta e crava-a no meio da folha com força, fazendo um pequeno ponto. Depois, a professora pede-lhe para assinar a folha.

 

Mais tarde, quando Vera regressa à aula, encontra o seu desenho na parede por cima da secretária da professora. É aqui que começa a jornada criativa da Vera, uma menina que acreditava não saber desenhar, mas que, incentivada pela professora, descobre o seu potencial enquanto artista.

 

O que começa com um pequeno ponto em um pedaço de papel se torna um avanço na confiança e coragem, iniciando uma jornada de autodescoberta e compartilhamento, que inspirou inúmeras crianças e adultos em todo o mundo.

 

DICA: O livro está disponível em nossas bibliotecas! Além da história super inspiradora, o livro é repleto de ilustrações belíssimas e, se você for aluno ABA, pode fazer um empréstimo do livro em qualquer das nossas unidades – tanto em Aflitos, como em Boa Viagem. Te esperamos!

 

Como celebramos?

Todos os anos, a inspiração continua! Neste ano, nossos alunos exercitaram a criatividade e imaginação numa super animada do ABA Maker: The dot day!

Os alunos participaram de uma contação de histórias com o livro The dot  (Peter H. Reynolds), e a partir disso foram desafiados a criar uma escultura com pedaços de papéis coloridos. O que começou como uma história nas páginas de um livro está transformando o ensino e a aprendizagem em todo o mundo, à medida que pessoas de todas as idades redescobrem o poder e o potencial da criatividade em tudo o que fazem.

Deborah Carneiro
No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website