
A leitura é uma excelente forma de estimular a criatividade e o pensamento crítico em crianças. Ao ler um livro que mostra um personagem que está pensando, criando ou resolvendo problemas, a criança é estimulada a desenvolver um pensamento inovador e criativo.
Por isso, no post de hoje, escolhemos 3 livros que têm essas características e que podem ser encontrados facilmente em nossa Biblioteca, onde além de tudo, você encontra as versões em inglês para ler e continuar estimulando seu filho na língua. Confira:
The Girl Who Thought in Pictures: The Story of Dr. Temple Grandin
Se você já se achou estranho, se já se sentiu inferior até querer desaparecer, se não se encaixa muito bem, há alguém que você precisa conhecer – Temple Grandin.
Quando a jovem Temple foi diagnosticada com autismo, ninguém esperava que ela falasse, muito menos que se tornasse uma das figuras mais poderosas da ciência moderna. A mente singular dela permitiu uma ligação especial com os animais, ajudando-a a inventar melhorias revolucionárias para as fazendas de todo o mundo.
Se você está buscando uma leitura para inspirar as crianças e sair um pouquinho da caixa, a história da Dra. Temple Grandin é uma boa dica – e em inglês melhor ainda!
Ada Twist, Scientist
Em Ada Batista, cientista (versão em português), vamos conhecer uma menina que só começou a falar aos três anos, e suas primeiras palavras foram: “Por quê?” A partir daí a garotinha sapeca e curiosa não parou mais. Era pergunta para todo lado. Saber a origem e o nome das coisas era sua atividade preferida, e ela tinha todas as qualidades de uma grande cientista. Mas, quando seus experimentos vão longe demais, seus pais ficam preocupados. O que será que a mente cheia de ideias de Ada vai aprontar?
O livro é repleto de ilustrações lindas e a proposta é contar histórias de crianças corajosas que começam a descobrir suas aptidões e a desbravar o mundo. Assim, fica mais fácil debater temas complexos em tom irreverente e instigante, incentivando a criatividade e o engajamento das crianças.
Not a Box
Quem nunca brincou dentro de uma caixa de papelão? É exatamente isto que faz o protagonista de “Not a box”: solta a criatividade e embarca em infinitas aventuras a bordo deste objeto “banal” – ou, pelo menos, é assim pensam as pessoas pouco inventivas. Num jogo divertido, ele é indagado a cada página sobre o que está fazendo com certa caixa de papelão. E, claro, sempre responde: “não é uma caixa”. É quando a ilustração revela o que na verdade a caixa representa para ele.
Aqui, a brincadeira começa na capa, com o sinal de “este lado para cima” e outros símbolos comuns em caixas de papelão, além de orelhas que envolvem o próprio livro. Paulo Tatit, músico e autor de canções do selo Palavra Cantada, comenta “à medida que crescemos, uma caixa vai se tornando apenas uma caixa. Mas nunca perdemos a capacidade de voltar a sentir, ainda que por alguns minutinhos, aquele delicioso faz de conta”. Para crianças e adultos pensarem – e viverem –além da caixa.
Essas foram as 3 dicas de leitura da nossa equipe e TODAS elas estão disponíveis no Multimedia Center da ABA. E aí, tá esperando o quê para dar uma visitinha lá?
__
Este texto foi escrito em conjunto com a maravilhosa equipe do Multimedia Center da ABA Global Education e contou com a colaboração de Aline Moura.
Anônimo
Dicas maravilhosas!!!