Educação 4-D

Blog

Educação 4-D

Abaixo artigo publicado no Diário de Pernambuco em 07 de maio de 2016, escrito por Eduardo Carvalho, Diretor da ABA Global Education.


Educação 4-D


Cada vez mais as escolas precisam preparar os alunos para as rápidas mudanças sociais e econômicas, cargos/funções que ainda não foram criados, usar as inovações tecnológicas que estão por vir e resolver problemas sociais que certamente surgirão. Para enfrentar esses desafios, o processo educacional não pode se limitar apenas ao aprendizado de conteúdo. O mundo não destaca as pessoas pelo que elas sabem (sites de busca podem fazer isso), mas pelo que elas fazem com o conhecimento adquirido e também como elas se comportam e se adaptam diante de desafios globais.


Considerando esse contexto, a educação se diferencia pelo desenvolvimento das habilidades do século 21, essencialmente a Criatividade; o Pensamento crítico; a Comunicação; a Colaboração; a Capacidade de explorar o potencial de tecnologias; e as Qualidades de caráter que contribuem para que as pessoas vivam, trabalhem juntas e construam uma humanidade sustentável.


O mundo não é mais dividido entre especialistas (tem profundo conhecimento e visão de conjunto restrita) e generalista (tem visão ampla e conhecimento restrito). O que se precisa é do versátil, ou seja, aquelas pessoas capazes de aplicar o conhecimento profundo num amplo contexto de situações, agregando novas competências e construindo parcerias. Esses indivíduos estão constantemente aprendendo e crescendo, reposicionando-se, quando adequado, no mundo de mudanças rápidas.


O currículo, como é tradicionalmente concebido, compreende um conteúdo de conhecimento que os alunos precisam aprender. Conhecimento é essencial, mas há um consenso entre pesquisadores e empresários que não é o bastante. A constatação ocorreu durante a realização do projeto denominado 21st century learning, desenvolvido nos EUA e aprovado por países avaliados entre os melhores do mundo.


Esse projeto concluiu que para ser adequado ao mundo atual, o aprendizado precisa considerar três dimensões: conhecimento, habilidades e qualidades de caráter. A quarta dimensão é a meta-aprendizado, ou seja, a capacidade do indivíduo “aprender a aprender”. Essa dimensão possibilita o aluno aplicar o que aprendeu a diferentes atividades e contextos. Também desenvolve a mentalidade de que o aprendizado deve ser contínuo e necessário para grandes desafios.


A Educação 4-D também requer que o sistema educacional seja transdisciplinar, focando o aprendizado em temas e projetos que permeiam todas as disciplinas e num contexto global, como ocorre no mundo real. Dessa forma acredita-se que o sistema educacional desenvolverá cidadãos globais do século 21.


Eduardo Carvalho, Diretor da ABA Global Education

Print Friendly, PDF & Email
ABA Global Education

ABA Global Education é um centro educacional com serviços de ensino de idiomas, escola infantil e fundamental, orientação para estudos e carreira no exterior, escola de habilidades do século 21, laboratórios maker e de fabricação digital, treinamento para educadores e gestores, e centro de eventos para negócios.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website