Educação de classe mundial

Blog

Educação de classe mundial

Nesta sexta-feira, o Jornal do Commercio destacou em sua versão impressa a importância da conquista do IB pela ABA Global School. A seguir é reproduzida a matéria completa, destacando os pontos em que a ABA é citada.

Educação de classe mundial

Thomas Friedman descreve que o mundo plano significa que estamos mais próximos um do outro pelas conexões de internet. A ironia, todavia, é que, apesar dessa proximidade, nós estamos longe da consciência cidadã-global. Para a evolução dessa consciência, precisa-se de uma escola global interconectada com outras escolas nos vários continentes, que desenvolva projetos colaborativos e que estimule os alunos com capacidade de pensar criativa e criticamente, a discutir problemas globais.

Os professores e alunos envolvidos nesse processo precisam ser capazes de compreender como o mundo funciona, respeitar as diversas culturas e agir colaborativamente em atividades que criem um mundo local melhor com repercussão no mundo global. Esses indivíduos precisam ser verdadeiros world changers, agentes de mudança mundial. Para exercer bem esse papel, precisam tornar-se globally competent (competentes globalmente).

O secretário geral da Organização das Nações Unidas, ONU, Ban Ki-moon, sempre afirma que educação é o maior alavancador do desenvolvimento humano. Ela abre portas para o mercado de trabalho, combate desigualdades, conscientiza sobre a prevenção de saúde, reduz a mortalidade infantil, estimula a solidariedade e promove a conscientização ambiental. Educação empodera as pessoas com conhecimento, habilidades e valores necessários para a construção de um mundo melhor.

O secretário da ONU é nativo da Coreia do Sul. Durante a infância dele, com o país a se recuperar da guerra, tinha poucos recursos educacio-nais e estudava a céu aberto. As pessoas frequentemente lhe perguntam sobre como foi a transformação do país de pobreza para prosperidade. Sem hesitação, Ban Ki-moon respon-de que a boa educação foi a chave.

International BaccalaureateConsciente da importância desses valores, um grupo de educadores globais decidiu criar o IB (International Baccalaureate) World Schools, em 1968. A organização tem a missão de criar um mundo melhor através da educação e investe muito em pesquisa. O IB criou programas educacionais do mais alto nível mundial, continuamente atualizados, e elaborou um processo para implantar mundialmente o programa, com critérios rigorosos para certificação. O IB, sediado na Suíça, tem centros globais também nos Estados Unidos, Holanda e Cingapura.

O processo compreende a candidatura da escola e a avaliação e decisão do IB sobre o preenchimento dos requisitos preliminares. Com a aprovação da escola, o IB inicia o processo de consultoria, com visitas de especialistas em educação, seminários para toda a equipe da escola e visitas regulares para verificar se programa está atendendo ao padrão IB. O processo envolve também pais e alunos, dura cerca de quatro anos até a verificação final, a elaboração de relatório e possível certificação da escola.

Até 2015, 137.330 escolas de 147 países se candidataram à certificação IB, mas apenas 3% foram aprovadas. No mundo, há 4.267 escolas IB com cerca de 75 mil educadores e um milhão e 300 mil alunos. No Brasil, são 27 escolas IB e apenas 11 IB/PYP (educação infantil e fundamental). No Nordeste, há duas IB/PYP e em Pernambuco apenas a Escola Internacional Bilíngue da ABA, a Global School, recentemente certificada.

ABA Global School Maple Bear IBA educação IB prioriza a formação do aluno como pessoa questionadora, autocrítica, comunicadora confiante, empática, ponderada, com senso crítico, bons princípios, ótimos conhecimentos, capaz de assumir riscos. O currículo explora, em contexto global: conteúdos, conceitos, habilidades, atitudes e ações, motivando o aluno a ser cidadão responsável e ativo. O aprendizado é desenvolvido em currículo transdisciplinar, com abordagem engajadora, relevante, desafiadora e significativa para os alunos.

A abordagem transdisciplinar habilita o aluno a conectar as disciplinas, integrando-as e relacionando-as com o que eles aprendem na vida. Estar integrado a essa rede possibilita o intercâmbio de conhecimento global e a participação em projetos colaborativos globais. Os professores e coordenadores acessam um mundo de recursos e treinamentos online e presenciais. O aluno tem fácil mobilidade global, sendo aceito nas 4.267 escolas da rede. Assim, abre-se um mundo de oportunidades para os envolvidos no sistema, resultando em educadores e educandos do mais alto nível.

ABA Admin

ABA Global Education é um centro educacional com serviços de ensino de idiomas, escola infantil e fundamental, orientação para estudos e carreira no exterior, escola de habilidades do século 21, laboratórios maker e de fabricação digital, treinamento para educadores e gestores, e centro de eventos para negócios.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website