Faça intercâmbio cultural sem sair do Recife
A ABA Global Education desenvolve a terceira turma do projeto Global Understanding, único curso de inglês do Brasil que viabiliza o aprendizado do idioma a partir do intercâmbio com estudantes de outras partes do mundo, sem precisar viajar.
As inscrições para a próxima turma serão abertas em junho deste ano. As aulas acontecem na unidade da ABA Aflitos, na Zona Norte do Recife. O curso Global Understanding é desenvolvido pela ABA Global Education em parceria com a East Carolina University (ECU), nos EUA.
“O objetivo geral é oferecer aos alunos a oportunidade de entender, explorar e apreciar a natureza da diversidade humana e da globalização, propiciando uma experiência internacional direta em um ambiente de aprendizado colaborativo, com estudantes e professores de outros países”, explica o professor/facilitador da ABA, Marcus Matos (foto).
No Global Understanding, os alunos brasileiros aprendem sobre culturas diferentes enquanto ajudam a divulgar a nossa cultura para estudantes dos Estados Unidos. Além da videoconferência, este intercâmbio cultural também acontece através da escrita por meio de %u201Cchats%u201D entre os alunos.
O curso possui quatro módulos, e cada módulo é representado por um país. Os alunos brasileiros trabalham por três semanas com cada uma dessas turmas estrangeiras, totalizando quatro meses de aulas, incluindo intervalo entre os encontros. O nível exigido aos interessados é o Hight Intermediate.
ESTRUTURA-Cada módulo começa com informações gerais sobre o país da universidade parceira. Em seguida, professores de ambas as instituições oferecem palestras sobre alguns aspectos de seus respectivos países. Nas aulas subsequentes, a principal atividade é a interação entre os alunos, através de debates via videoconferência e chats com parceiros individuais em um laboratório de computadores, a partir da abordagem de tópicos pré-estabelecidos.
O último dia de cada módulo é dedicado a um resumo e reflexão sobre o país da instituição com a qual se está interagindo no módulo.
Outros objetivos do curso:
- Equipar os alunos com as ferramentas e métodos etnográficos necessários para, efetivamente, interagir com, entender e aprender com povos de outras culturas;
- Propiciar aos alunos a oportunidade de aprender e aplicar habilidades imprescindíveis à pesquisa e análise intercultural; e
- Promover parcerias internacionais através do uso da tecnologia para desenvolver confiança, amizade e oportunidades futuras para colaboração acadêmica.