logo

Matricule-se agora

Conheça os detalhes do curso de inglês ABA Online

Inscreva-se para receber ofertas especiais






Tire suas dúvidas conosco

contato@abaonline.com.br

5 metas para você melhorar o inglês em 2019 sem gastar nada

5 metas para você melhorar o inglês em 2019 sem gastar nada

Entre meus amigos, eu já ganhei a fama carinhosa de “a louca das metas”. Isso porque tenho ficado cada vez mais fascinada com a ideia de traçar metas e registrar meu progresso. A satisfação de concluir algo com o qual você se comprometeu é incalculável, particularmente quando essas metas traçadas contribuem para o alcance de objetivos maiores.

 

Foi pensando nisso que terminei escolhendo fazer esse post, o primeiro do ano, trazendo algumas sugestões bem simples e bastante realistas para você melhorar o seu inglês de forma gratuita em 2019. A idéia é que você complete as metas com um número de sua escolha e que, e isso é muito importante, registre tudo para poder fazer o balanço no final do ano. Será que você consegue concluir este desafio? Então vamos às ideias:

 

1. Assistir a X filmes/séries em inglês com legendas em inglês

 

 

Essa você já sabe, não é? Acho que a maioria das pessoas adora ver um filminho para relaxar e, com a Netflix e outros serviços de streaming, fica tudo bem mais fácil. Mas atenção, a regra para esta meta é ver o filme com áudio em inglês e legenda em inglês, não vale trapacear, ok? Eu sei que no início parece um pouco assustador e que quando você inicia o filme a experiência parece um pouco complicada. Mas acredite, depois de alguns minutos você começa a se acostumar com o vocabulário do filme, com os personagens e com a narrativa. Eventualmente você passa a compreender a história inteira e, te garanto, ao final da experiência você sentirá muito orgulho dessa conquista. Uma dica extra é ter um caderninho ao lado para registrar palavras que chamem a sua atenção e, ao término do filme, você pode pesquisar os seus significados.

 

Quer algumas dicas de filmes e séries para começar? Confira 4 séries na NETFLIX para você praticar sotaques diferentes em INGLÊS e 5 filmes ideais para estudantes de inglês.

 

E aí, quantos filmes você se compromete a ver desta maneira neste ano?

 

2. Ler X livros/ artigos em inglês

 

Esta é outra dica básica para o aprendizado de qualquer língua. Sabemos que a exposição a uma língua é o primeiro grande passo para o seu aprendizado, afinal, é assim que aprendemos a nossa língua materna, não é mesmo? Pois bem, a leitura de materiais escritos originalmente em inglês vai te expor a uma variedade fantástica de vocabulário e estruturas. Está começando a se aventurar nesse mundo da leitura em inglês? Recomendamos iniciar com leituras simples. Que tal começar com livros infantis e/ou quadrinhos? HQs são ótimas pois a quantidade de texto é bastante reduzida e as ilustrações nos ajudam bastante a compreender a narrativa. Outra sugestão é ler grandes clássicos da literatura em versões adaptadas para os diferentes níveis de inglês. Ou ainda, que tal ler artigos e notícias? Esses são textos mais curtos que você pode se comprometer a ler semanalmente.

 

Quer algumas sugestões específicas? Dá uma olhadinha nesses 4 livros divertidos para aprimorar o seu inglês.

 

3. Aprender X músicas em inglês

 

 

Faça uma playlist no Spotify com suas músicas preferidas na língua inglesa (ou siga a playlist que nós preparamos para você). Desenvolva o hábito de escutar esta playlist com frequência. Talvez no caminho para o trabalho, ou enquanto estiver na academia. O lugar não importa muito, pois o objetivo é ir se familiarizando com os sons da língua e, aos poucos, ir aprendendo a cantar suas letras. Quando isso acontecer, CANTE, CANTE, CANTE.

 

Ah, melhor ainda se você estudar as canções para compreender o que é dito, não é?

 

4. Escrever X textos curtos em inglês

 

 

As ideias mencionadas acima são excelentes formas de se expor à língua inglesa e, assim, expandir seu vocabulário e seu conhecimento geral sobre o inglês da vida real. Mas e quanto à habilidade de produção escrita?

Enquanto você escreve, seu cérebro é forçado a fazer associações com a língua e muito aprendizado acontece nesse processo. Por isso, é bastante importante exercer a prática da escrita com frequência. Aqui vão algumas ideias para você colocar em prática no dia-a-dia:

 

  1. Faça suas listas de compras e de tarefas diárias em inglês;
  2. Faça seus posts no Instagram, Twitter e Facebook e inglês;
  3. Escreva mensagens pessoais e lembretes em inglês;
  4. Combine com amigos falantes da língua para que vocês passem a se comunicar em inglês via mensagens;
  5. Se você mantém um diário ou bullet journal, que tal se desafiar a registrar tudo em inglês ao menos uma vez por semana?

 

5. Conversar em inglês com X pessoas

 

 

Esta dica é muito importante, especialmente para o desenvolvimento da fluência, mas talvez ela seja a mais difícil de executar. Isso porque exige que você encontre outros falantes da língua com quem conversar. Se você tem amigos que falam inglês, ótimo. Combine de conversarem em inglês por 5 minutinhos de início. Depois, proponha manter uma conversa mais longa ou sobre assuntos mais complexos. Isso vai te provocar a colocar em prática seus aprendizados e a descobrir o que você ainda precisa aprender.

 

Uma alternativa prática é tentar pensar em inglês. Mentalmente, tente descrever o ambiente onde você está em inglês, ou, antes de dormir, narre mentalmente o que aconteceu durante o dia usando a língua. Vá adicionando cada vez mais detalhes. O que você comeu de café da manhã? Com quem conversou? O que disse? À que horas chegou em casa? Quanto mais específicas forem as informações, maiores as chances de você ir descobrindo novos blocos de conhecimento que você precisa desenvolver. Talvez você descubra que precisa ampliar o vocabulário de comidas ou praticar como narrar acontecimentos do passado, por exemplo.

 

E aí, quais dessas metas você planeja estabelecer para 2019?

1 Comment

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website