logo

Matricule-se agora

Conheça os detalhes do curso de inglês ABA Online

Inscreva-se para receber ofertas especiais

Tire suas dúvidas conosco

contato@abaonline.com.br

Aprenda inglês em 2 meses?

Aprenda inglês em 2 meses?

Você já deve ter ouvido essa promessa outras vezes, mas já parou para pensar sobre essa possibilidade? Será mesmo possível? Como? Neste artigo refletimos um pouco sobre esse tema.

O que é falar inglês para você?

Começo este artigo com uma pergunta que parece simples, mas que pode ter uma grande variedade de respostas. Por incrível que pareça muitas escolas avaliam a fluência do aluno no inglês de diferentes maneiras, em especial no Brasil.

Algumas consideram que seus alunos sabem inglês com apenas 3, 4, ou 6 meses de estudos. Outras extrapolam e até dizem que esses são pessoas fluentes no inglês. Certamente você já deve ter ouvido alguma propaganda de curso de inglês prometendo a fluência em poucos meses.

Alguns esclarecimentos

Primeiro, é importante dizer que isto não é impossível. Por outro lado, é essencial esclarecer o quão difícil seria. Para a maioria das pessoas, isso só seria uma possibilidade caso se dedicasse integralmente ao inglês, não apenas estudando algumas horas por dia, mas vivendo e estudando durante todo o período. Ou seja, não bastaria ir morar num país de língua inglesa para conseguir isso, mas também passar o dia estudando e nos intervalos dos estudos falando apenas inglês, sem muito descanso.

Em seguida, outro fator relevante nestes casos é a definição do que é saber inglês ou ser fluente. Quando as escolas afirmam isso não adotam uma métrica reconhecida internacionalmente. Simplesmente anunciam e poucos são os que procuram detalhar essa informação.

Uma métrica internacional: CEF

Acontece que hoje existe uma métrica comum, usada pela vasta maioria dos centros educacionais de excelência no mundo. Esta é a chamada CEF, ou Common European Framework, ou ainda, Marco Comum Europeu. Este framework aponta o quanto cada pessoa realmente sabe de inglês, sendo compatível com certificados, cursos e tudo mais.

É por isso que toda escola ou professor sério precisa medir seus ensinamentos pela CEF. Talvez você já tenha estudado inglês ou feito um teste de nivelamento. É possível que tenha feito em mais de uma escola e tenha sido classificado em níveis diferentes. Isso acontece justamente porque infelizmente muitas escolas aqui no Brasil não seguem a CEF. E o resultado disso é exatamente a baixa qualidade nos resultados obtidos. Para não falar em enganação dos alunos.

Você vai continuar ouvindo escolas que prometem que você vai aprender inglês em 6 meses e até menos. Mas preste atenção. Se elas não indicam qual será o nível pretendido na CEF que você vai chegar, essa afirmação não vale absolutamente nada! Isso mesmo! Vira tudo enganação, com promessas vazias que depois você não vai conseguir cobrar. Corra dessas promessas. Pergunte qual será o seu nível na CEF.

Você é peça fundamental

O aprendizado do inglês exige dedicação e aprender em mais ou menos tempo vai depender de pelo menos dois fatores essenciais: (1) da dedicação que você conseguir dar para a língua e (2) uma boa metodologia, flexível, prática e adequada para a capacidade cognitiva de quem aprende. Ou seja, vai depender de você e da escola.

Outro ponto crítico antes de começar a estudar é entender o que é saber inglês para você. Será que é o mesmo para o seu professor e para o curso que está fazendo? Somente com a CEF podemos garantir que o entendimento é o mesmo. Não caia mais na enganação dessas promessas. Primeira pergunta é qual será seu nível na CEF.

E então, o que é saber inglês para você?

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.