Parceria Ganha-Ganha

Parceria Ganha-Ganha

Eduardo Carvalho, Harvard University fellow e diretor da ABA Global Education

Os Estados Unidos são uma nação de imigrantes que chegaram ao país com vontade de empreender. Eles colaboraram para a construção de infraestrutura e fundamentalmente universidades de excelência. A Universidade de Harvard foi fundada em 1636.  Esses visionários cidadãos ambicionaram multiplicar seus negócios para o mundo, e assim o fizeram, criando corporações multinacionais e patenteando inventos utilizados e consumidos em todos os países. Assim sendo,  o país precisa ter boas relações diplomáticas com países  que participam desse intercâmbio. Essa relação é oficialmente representada pela embaixada e consulados. Os cidadãos dos países procuram essas instituições para obtenção de  vistos. Entretanto, poucos conhecem as ações educacionais e culturais que a diplomacia americana promove nos países. O compromisso com a excelência é a marca de tudo que fazem e apoiam.

Ao longo de mais de trinta anos, através dessa parceira, o centro binacional (BNC) ABA, realizou, em Recife, eventos culturais extraordinários: grupos musicais e de dança; exposições de artes e palestras. Investimentos em bibliotecas foram significativos. Em educação, mais de cinco mil pernambucanos tornaram-se fluentes no idioma Inglês. Muitos deles com bolsa  de estudo. O aperfeiçoamento de gestores e professores é prioridade, com foco na rede pública. Isso tem ocorrido através de programas que contam com a assessoria de especialistas americanos e também da participação de pernambucanos em cursos nos Estados Unidos. Nos últimos 30 anos, cerca de quatrocentos educadores se beneficiaram desses programas, trezentos alunos da rede pública participaram de cursos de Inglês, e mais de trezentos pernambucanos foram selecionados para participar de programas nos EUA, como: Youth Ambassadors, Student Leaders, Opportunity, International Visitors, além de mestrado e doutorado.

A rede EducationUSA, que faz parte desse ecossistema, orienta e prepara jovens e adultos para estudar nos Estados Unidos. A cada ano, mais de mil jovens e adultos usufruem desse serviço em Recife. Essa organização é apoiada pelo Centro de Testes e Certificações Internacionais, que aplica os testes exigidos para admissão em universidades americanas e onde podem ser obtidas certificações profissionais internacionais.

O exposto é uma pequena amostra de uma parceria ganha-ganha construída com os Estados Unidos. Em próximas missões diplomáticas de governantes brasileiros aos Estados Unidos, sugiro que o tema educação e cultura sejam priorizados. Os Estados Unidos são uma potência mundial, não apenas em economia, mas essencialmente em educação, que fundamenta a grandiosidade do país.

Print Friendly, PDF & Email
ABA Global Education

ABA Global Education é um centro educacional com serviços de ensino de idiomas, escola infantil e fundamental, orientação para estudos e carreira no exterior, escola de habilidades do século 21, laboratórios maker e de fabricação digital, treinamento para educadores e gestores, e centro de eventos para negócios.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website