Veja a expô Herança Compartilhada a partir de amanhã na ABA

Blog

Veja a expô Herança Compartilhada a partir de amanhã na ABA

A exposição permanecerá no Recife por um mês e o acesso é gratuitoAmanhã (sexta-feira/14 de agosto), a Missão Diplomática dos Estados Unidos no Brasil e a ABA Global Education trazem ao Recife a exposição fotográfica Herança Compartilhada, com curadoria do fotógrafo brasileiro João Kulcsár, mestre em Arte pela Universidade de Kent, Inglaterra.

O público poderá conferir 22 fotografias selecionadas dos acervos do Ellis Island Immigration Museum, de Nova York, e do Memorial da Imigração, de São Paulo, e trabalhos contemporâneos que resultaram do intercâmbio de fotógrafos brasileiros nos EUA e fotógrafos norte-americanos no Brasil.

Segundo a coordenadora do Global Career Center da ABA, Danielle Marina, o objetivo é que a exposição estimule a discussão sobre assuntos comuns aos dois países, relacionados às populações indígenas, aos afrodescendentes e à imigração. O acesso ao evento é gratuito.

A exposição ficará no Recife até o dia 14 de setembro, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Este primeiro ciclo de itinerância da exposição, que começou em abril deste ano (2015), seguirá até junho de 2017. Vai contemplar, além do Recife, nove cidades do país: Marília (SP), Rio de Janeiro (RJ), Campinas (SP); Vila Velha (ES); Uberaba (MG); São Luís (MA); São José dos Campos (SP); Salvador (BA) e Viçosa (MG).

Os registros fotográficos contemporâneos da exposição foram feitos durante edições do festival Herança Compartilhada, realizadas nos anos 2005, 2007, 2010 e 2011 pelo Consulado Geral dos Estados Unidos em São Paulo, em parceria com Sesc SP e Senac SP.

Através de uma série de exposições, seminários, workshops e palestras, grupos de intelectuais, brasilianistas, estudantes e fotógrafos discutiram as semelhanças e os contrastes da herança cultural do Brasil e dos Estados Unidos, a partir da presença de indígenas, africanos, europeus e de recentes movimentos migratórios nos dois países.

Em 2013, o Consulado, a Editora Senac São Paulo e o Sesc São Paulo lançaram o livro homônimo organizado pelo jornalista Matthew Shirts e pelo professor de fotografia e coordenador do Centro de Estudos-Estados Unidos do Senac São Paulo, João Kulcsár. A obra, bilíngue, reúne seis artigos de autores brasileiros e norte-americanos, que analisam sob diferentes ângulos as formações culturais do Brasil e dos Estados Unidos.

SOBRE O CURADOR-Além de fazer o mestrado na Inglaterra, João Kulcsár também foi professor visitante na Universidade de Harvard 2002/3, como bolsista da Comissão Fulbright, e organizou o livro Herança Compartilhada (Editora SESC-SP e Senac-SP). No Brasil, ele assinou a curadoria de exposições fotográficas como: Claudia Andujar; Cristiano Mascaro; Maureen Bisilliat; Thomaz Farkas; Lewis Hine; FSA Magnum; Impressões visuais,

No exterior foi curador de exposições em Portugal, Estados Unidos, Cuba, Inglaterra, Itália, e Suíça.Na  área de formação de professores, foi coordenador/idealizador do projeto de uso de fotografia em sala de aula pelo Itaú Cultural e Secretaria de Educação do Estado de SP em 2004, na Ação Educativa em 2006, e no Senac-SP desde 1998.

Coordenador do projeto de alfabetização visual, com atividades de fotografia e educação no Brasil: na Fundação Gol de Letra, Meninos do Morumbi e FEBEM; e no exterior: na Alta Scuola Pedagogica di Locarno (Suíça), no Instituto Português de Fotografia (Portugal), na HABLA (México) e na Universidade de Harvard, escola de pós-graduação em educação (EUA). É editor do site www.alfabetizaçãovisual.com.br

SERVIÇO:

* Exposição fotográfica Herança Compartilhada

ONDE: ABA Global Education-Avenida Conselheiro Rosa e Silva, 1510, Aflitos, Recife-PE
QUANDO: De 14 de agosto a 14 de setembro de 2015. De segunda-feira a sexta-feira, das 9h às 17h-No dia da abertura (14), o horário de visitação será das 14h às 17h
ACESSO: GratuitoINFORMAÇÕES: 81 3427.8800

Print Friendly, PDF & Email
ABA Global Education

ABA Global Education é um centro educacional com serviços de ensino de idiomas, escola infantil e fundamental, orientação para estudos e carreira no exterior, escola de habilidades do século 21, laboratórios maker e de fabricação digital, treinamento para educadores e gestores, e centro de eventos para negócios.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website