Escola do século 21

Blog

Escola do século 21

Por: Eduardo Carvalho, diretor da ABA Global Education

No mundo globalizado e interconectado, os desafios são cada vez mais complexos. Para atuar bem nesse contexto, os alunos devem aprender a pensar de modo criativo e com senso crítico. É preciso instruir-se para interagir com outros cidadãos do mundo e desenvolver soluções para os problemas locais e os globais.  É fundamental que os estudantes saibam fazer perguntas inteligentes sobre os sistemas e modelos em prática e possam ter boas referências aprendidas no mundo.

 

Segundo Tony Wagner, especialista em educação da Harvard University, o objetivo de uma escola deve ser preparar os alunos para serem inovadores.  Fernando Reimers, especialista em Global Education da mesma universidade, destaca a importância da escola em formar cidadãos globais. O modelo requer que a metodologia seja transdisciplinar, baseada no desenvolvimento de projetos com signficado para o mundo real e global.  Para isso, o idioma inglês é aprendido ao ser usado nos diversos contextos curriculares e em redes globais, como ocorre numa verdadeira escola bilíngue.

 

A escola do século 21 precisa ter um ambiente inspirador, com biblioteca, laboratórios, espaço para recreação, práticasesportivas e salas de aulas confortáveis, que possibliteo desenvolvimentode projetos e atividades colaborativas. A tecnologia é essencial para o acesso à internet e a personalização do aprendizado. Precisa-se de recursos de hardware e software em quantidade e qualidade adequadase rede wifi com boa velocidade.

 

Os professores da escola do século 21 são capacitados e participam continuamente de treinamentos com as melhores referências em educação do mundo. É crucial que motivem os alunos a desenvolverem os próprios potenciais. Os diretores devem criar uma cultura que inspire e estimule os professores a proporcionarem experiências criativas de colaboração e aprendizado.  O interesse e a participação da família nesse processo de desenvolvimento são essenciais.

 

Em síntese, a escola do século 21 é um laboratório de experiências de aprendizagem. O ecossistema é rico e complexo e envolve muitas variáveis, que precisam estar em sincronia para que o propósito seja alcançado.

 

ABA Global Education

a verdadeira escola do século XXI

 

ABA Global Education

ABA Global Education é um centro educacional com serviços de ensino de idiomas, escola infantil e fundamental, orientação para estudos e carreira no exterior, escola de habilidades do século 21, laboratórios maker e de fabricação digital, treinamento para educadores e gestores, e centro de eventos para negócios.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website