Nossa história dentro da história.
Ao fim da década de 1980, o mundo passava por uma série de mudanças, dentre as quais, a Queda do Muro de Berlim seria emblematicamente a mais significativa. No contexto brasileiro, vivia-se o primeiro governo democrático. E em 1988, ano da inauguração da ABA, promulgava-se uma nova Constituição para o País, a “Constituição Cidadã”, uma nova atmosfera democrática percorria o Brasil de ponta a ponta, revitalizando tradições e criando instituições que fizeram progredir o espírito de cidadania e de liberdade. Uma nova era da Tecnologia da Informação e da Comunicação se iniciara. Nesse quadro, o inglês já se convertera na mais internacional das línguas.
Nos idos dos anos 1980, portanto já no final da chamada Guerra Fria, quando o mundo ainda sofria as consequências de uma divisão bipolar, o governo norte-americano, por meio do USIS, o Serviço de Divulgação e Relações Culturais dos Estados Unidos, pôs em marcha a construção de um centro binacional na cidade do Recife. O momento era de associar a vivência de ex-bolsistas em instituições norte-americanas a fundação, no Brasil, de uma sociedade sem fins lucrativos cuja missão seria promover o intercâmbio cultural e educacional entre os dois países.
Empresários e acadêmicos recifenses que, de alguma forma, estivessem ligados à cultura norte-americana foram convidados para formar o conselho da futura Associação Brasil– América. Edileuza Dourado, Francisco Gomes de Matos, Ivon Pires, Udo Menge e Miguel Otávio foram os nomes procurados pelo então diretor regional do USIS, Carlos Bakota, e seu assessor Ricardo Rodrigues. Além do entusiasmo, Bakota e Rodrigues levavam consigo um convite irrecusável a essas pessoas: elas fundariam uma associação inovadora no ensino de língua inglesa no Estado de Pernambuco e, assim, ajudariam a promover o intercâmbio entre duas culturas diversas unidas pelo desejo de se compreenderem e se conhecerem.
A ABA foi fundada em 1987 com a missão de preparar crianças, jovens e adultos para compreender, respeitar e colaborar para construir um mundo melhor. A sua longa história na prestação de serviços de qualidade a faz ser reconhecida como um dos maiores Centros de Educação Global.
ABA Global Education está ligada a um sistema mundial de mais de 100 Centros Binacionais, o que possibilita a realização de parcerias importantes de natureza educacional e cultural. Dentre os parceiros da ABA destacam-se: Embaixada dos Estados Unidos no Brasil, Universidade de Michigan, Comissão Fulbright, Educational Testing Services, World Future Society, EducationUSA, Camara Americana de Comércio, Maple Bear Global Schools e IB World Schools.