A organização
Do curso de inglês iniciado em 1987 até se tornar um ecossistema educacional que oferece um currículo pedagógico bilíngue, da educação infantil ao ensino médio; intercâmbios e ainda escola de inglês, a Associação Brasil América (ABA) mantém uma sólida parceria com o governo norte-americano.
Desde 2006 é franqueada da canadense Maple Bear, a maior rede de escolas bilíngues do mundo. A metodologia, usada no Ensino Fundamental da escola bilíngue, possui a certificação IB-PYP, da International Baccalaureate World Schools. É uma das três unidades de ensino do Nordeste, e a única em Pernambuco, a possuir o programa que reafirma seu propósito de formação pluricultural, que prepara os alunos com ênfase no seu desenvolvimento integral, tendo como referência valores humanísticos e pensamento crítico.
Quem entra na ABA logo se depara com a instituição plural em que se respira a língua inglesa não apenas como instrumento, mas como superlativamente relacionada à vida social e cultural de cada um dos seus associados.
Propósito
Ser porta de entrada a experiências educacionais e culturais, únicas e transformadoras, que possibilitam agir positivamente no mundo.
Missão
Desenvolver e inspirar pessoas através de atividades educacionais, linguísticas, culturais e sociais.
Valores
PROATIVISMO: Responsabilidade com a capacitação de agentes, com o desenvolvimento e com a disseminação das melhores práticas.
Valores
COLABORAÇÃO: Fomento de relações interpessoais para fortalecimento do senso de comunidade, buscando construir oportunidades de aprendizado e parcerias, através da valorização e incentivo à multiplicidade de ideias e opiniões.
Valores
CONSCIÊNCIA GLOBAL: Visão intercultural que valoriza agir de maneira ética, sustentável e consciente em relação aos impactos das nossas ações no âmbito global, reconhecendo os desafios e oportunidades do mundo contemporâneo.
Valores
COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA: Comprometimento com a alta qualidade, a inovação e a superação de expectativas dos pequenos detalhes do dia a dia aos mais grandiosos projetos.
Conselheiros
A história de cada conselheiro, soma-se a vontade de enfrentar o desafio e o desejo de contribuir para a oferta de uma educação diferenciada, pioneira e de excelência na cidade do Recife. São profissionais dedicados e experientes, orientando nossa instituição com sabedoria e visão. Com suas habilidades variadas e comprometimento, eles desempenham um papel vital na definição de nossa trajetória de sucesso. Suas valiosas perspectivas e orientação estratégica garantem que continuemos a alcançar nossos objetivos e a servir nossa comunidade de forma eficaz.
Conselheiros Fundadores
Edileuza Dourado
Edileuza Dourado desenvolveu, por longos anos, uma carreira acadêmica de sucesso na Universidade Federal de Pernambuco, tendo assumido diversos cargos de relevo, além do exercício do magistério. Na época em que foi procurada pelo USIS, era pró-reitora de Intercâmbio Cultural e Científico da UFPE. Como mestre em Linguística pela Universidade de Michigan e ex-bolsista da Fullbright, mantinha boas relações com o consulado e diversos centros de ensino norte-americanos. Era a responsável por entrevistar estudantes brasileiros que se candidatavam a bolsas de estudos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes, do Ministério da Educação, e aplicar os testes de Michigan no Nordeste do Brasil. Dela, por exemplo, foi a iniciativa de trazer o primeiro grupo de estudantes norte-americanos para estudar intensivamente português na UFPE.
Francisco Gomes de Matos
Francisco Gomes de Matos, graduado em Letras e Direito pela UFPE, com doutorado em Linguística pela PUC de São Paulo e Mestre pela Universidade de Michigan, é um professor apaixonado por Letras, Pedagogia e Criatividade. Consultor internacional, publicou diversos artigos científicos, com uma enorme contribuição ao ensino da Língua Inglesa no Brasil, inclusive na formação de professores no Estado de Pernambuco. Colega de longa data de Edileuza Dourado, Gomes de Matos, voltou de São Paulo para lecionar nos programas de Pós-graduação de Letras e Psicologia da UFPE sendo, por isso, convidado pelo USIS. O projeto da ABA surgiu para ele como mais uma oportunidade de colocar em prática seus conhecimentos de inglês e linguística e sua experiência como criador de materiais didáticos para o ensino de inglês e português como línguas estrangeiras.
Ivon Pires Filho
Ivon Pires Filho havia morado por seis anos nos Estados Unidos — além do tempo que viveu nesse país, quando, ainda adolescente, fez intercâmbio cultural. Pós-graduado, recém-chegado a terras brasileiras, também foi procurado por Bakota. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda, com bolsas da Fulbright fez-se mestre em Direito Comparado e Direito Internacional e doutorou-se em Direito Ambiental nas universidades de Tulane e da Virgínia. Suas fortes ligações com instituições norte-americanas e natural proximidade com esse país aliar-se-iam à sua experiência na advocacia para acrescentar à ABA imprescindíveis aconselhamentos.
Miguel Otávio
Miguel Otávio, professor de Inglês e tradutor, era assessor de Edileuza Dourado na Pró-reitoria de Intercâmbio Cultural e Científico da UFPE e estava criando, à época, uma associação de ex-alunos bolsistas em instituições norte-americanas na Universidade — portanto, um articulador ideal para a Associação que nascia. Ele desligou-se cedo do Conselho por problemas de saúde. A ABA ainda dava seus primeiros passos, mas a contribuição dele ficaria marcada na sua história.
Udo Menge
Udo Menge, descendente de alemão, engenheiro eletrônico com perfil empresarial voltado para a área de Tecnologia da Informação e Comunicação, era presidente do Comitê Pernambuco–Georgia. Com mais de três décadas de existência, esse comitê, integrante da Associação Internacional Companheiros da América, da qual Udo fazia parte como membro do conselho deliberativo, promovia intercâmbios culturais, esportivos e profissionais entre os estados de Pernambuco e da Georgia. Esse presidente, antenado às novas tendências tecnológicas, traria, além de seus bons relacionamentos com instituições norte-americanas, a visão empresarial prática para uma entidade que futuramente se destacaria pela inovação tecnológica aliada à prática do ensino.
Conselheiros Atuais
Aloisio Sotero
Com vasta experiência na carreira docente foi sócio e cofundador dos colégios e cursos Radier e Boa Vista, no Recife, além de prof. universitário de Estatística Aplicada à Agricultura na UFRPE; Prof. de Finanças Corporativas da UPE; Consultor do BID; Membro da Comissão do MEC para Reformulação dos Mestrados Profissionais do Brasil e Guest Lecture na Accademia Europea di Firenze, Italia. É vice-diretor da Faculdade Central do Recife, membro associado do Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). É colunista de Finanças e Negócios do InvestNews.
Dr. Ivon Pires
Advogado e sócio-diretor da Pires Advogados & Consultores, Recife-PE. Mestre e Doutor em Direito. Universidade de Tulane e Universidade da Virginia, EUA. Consultor Jurídico Internacional das Nações Unidas, entre outros organismos internacionais, com cerca de quarenta missões em diversos países da África e da América do Sul. No Brasil, sua atividade profissional inclui consultoria e assessoria jurídicas, e abrange o contencioso administrativo e judicial em direito ambiental, com foco nos setores imobiliário, industrial e do agronegócio. Autor do manual de licenciamento ambiental para o investidor estrangeiro em inglês para a AMCHAM/Brasil, lançado nos EUA e na Conferência Rio+20. Associado Fundador da ABA-Associação Brasil América, 1987. Presidente do Conselho Deliberativo da ABA desde 2021.
Fatiha Dechicha Parahyba
Possui diversos graus acadêmicos em diferentes instituições ao redor do mundo, como o diploma de Cama, e Inglês pela Université d'Alger-Argélia. Posteriormente, Mestrado em Linguística pela Universidade de Edimburgo, na Escócia e Doutorado em Linguística pela Universidade Federal da Paraíba, com orientação conjunta na Université de Genève, na Suíça e pós-doutorado pela Universidade Federal do Ceará. Construiu uma sólida carreira profissional, iniciando na École Supérieure d’Interprétariat da Université d’Alger-Argélia, exerceu cargo docente na ABA (1992 – 1995) e se tornou Professora Associada da Universidade Federal de Pernambuco, no Dept. de Letras, a partir de 1995. É intérprete com proficiência em Francês, Inglês e Português. Seus interesses de pesquisa abrangem áreas como Redação em Inglês e Alfabetização Acadêmica em Inglês e Português, demonstrando sua dedicação ao estudo da linguagem e da educação ao longo de sua carreira.
Fred Almeida
Graduado em Administração de Empresas e Pós-Graduação em Gestão Empresarial pela FGV. Mais de 30 anos atuando como executivo do Mercado Financeiro com passagens por empresas como Banco Sudameris, BankBoston, Grupo Bompreço, Safra e Citibank. Atualmente no JP Morgan como Executive Director na área de Wealth Management. Atuação no terceiro setor como mentor e posteriormente Presidente da Junior Achievement PE, Mentor da Endeavor e Board Member da ABA. Fred possui sólidos vínculos com a cultura Americana tendo estudado o ensino fundamental na EAR e morado em duas oportunidades nos EUA, como intercambista e profissionalmente pelo BankBoston além de mais de 25 anos de experiência como executivo em Instituições Financeiras com sede nos EUA.
Giovanna Machado
Graduada em química pela PUC-RS, doutorado em Ciências dos Materiais pela UFRGS e pesquisadora titular no Centro de Tecnologia Estratégica do Nordeste - CETENE e atualmente diretora na instituição. Lançou em 2012 o PROGRAMA FUTURAS CIENTISTAS, que visa a inclusão de alunas e professoras do Ensino Médio, de Escolas públicas em atividades de pesquisa desenvolvidas em centros de pesquisa, o programa foi ganhador do prêmio LED, Luz na educação em 2022 na modalidade educação não-formal.
Patrícia Menge
Assessora do Consulado dos Estados Unidos, após anos de experiência com comércio internacional. Graduada em Administração de Empresas, a carreira de Patrícia começou na Secretaria da ABA, onde promoveu o projeto para implantação de tecnologia educacional. Também é pós-graduada em Diplomacia e Negócios Internacionais na Faculdade Damas. Liderou a equipe do projeto do Lab Educacional Multimídia, pioneiro no país, e coordenou a implantação de várias tecnologias educacionais inovadoras e já foi coordenadora Geral de Tecnologia da ABA. Foram 11 anos de contribuição à ABA que serão somados a outros tantos.
Ricardo Rodrigues
Jornalista e cientista político, foi Assessor de Assuntos Públicos do Consulado Americano em Recife, de 1980 a 1994. Foi também Consultor Legislativo, concursado, da Câmara dos Deputados, de 1994 a 2022, tendo ali exercido as funções de diretor da Consultoria Legislativa e de Secretário-executivo do Conselho de Altos Estudos da Câmara dos Deputados, entre 2000 e 2011.
Graduado em Geografia pela California State University, Northridge, e em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco, Ricardo tem mestrado em Ciência Política, pela Universidade Federal de Pernambuco, e doutorado em Ciência Política, pela State University of New York, Albany.
Foi professor assistente na Universidade Católica de Pernambuco, professor titular na Uniplan (Brasília) e professor visitante na State University of New york. Atualmente, é professor no curso de pós-graduação em Direito e Relações Governamentais do Centro Universitário de Brasília – Uniceub, em Brasília.
É autor de diversas publicações, incluindo os livros The Preeminence of Politics: Executive Orders from Eisenhower to Clinton, publicado pela LFB Scholarly Publishing, de Nova Iorque, em 2007, e Osvaldo Coelho: Perfil Parlamentar, publicado pela Edições Câmara, de Brasília, em 2019.