NOTÍCIAS

NEWS

20/03/2018

Educação bilíngue

Numa verdadeira escola bilíngue, as crianças com idades entre 2 e 4 anos estão inseridas num ambiente de imersão na língua inglesa.

Educação bilíngue

Por: Eduardo Carvalho


Cada vez mais, ocorrem negociações transnacionais, intercâmbio educacional,desenvolvimento de projetos colaborativos globais e oportunidades educacionais e profissionais em instituições internacionais. Torna-se imprescindível, portanto, o aprendizado  fluente da língua inglesa. Há vários modelos de ensino que podem tornar uma pessoa  fluente num idioma estrangeiro. Um deles é o aprendizado em cursos especializados.


Para atingir as metas de  fluência  nas habilidades de leitura, compreensão oral, conversação e redação, os pais e alunos devem avaliarse a instituição tem histórico de alunos que conquistaram os certificados de  fluência em inglês, através de exames aplicados por instituições reconhecidas internacionalmente. O modelo pode ser diferenteentre as instituições, a depender de como é o ecossistema e o que a abordagem de ensino agrega em termos de formação de cidadãos globais.


As escolas bilíngues representam outro modelo, que tem sido vulgarizado pelas instituições de ensino. Por isso, é importante compreender se o sistema praticado por qualquer instituição é de fato reconhecido internacionalmente como o de escola bilíngue e se as referências educacionais são de país(es) melhor posicionados em educação no ranking internacional.


A maioria das escolas no Brasil se autodefine como bilíngue, mas ofereceapenas um curso de Inglês, num ecossistema inadequado até para a prática desse modelo. As salas de aulas são numerosas, com carteiras enfileiradas, acústica inadequada, alunos desnivelados, sem recursos tecnológicos dequados e com professores despreparados para o propósito. A consequência é que o aluno não se tornará  fluente no idioma Inglês, nas quatro habilidades, e a educação básica poderá ser prejudicada.


Numa verdadeira escola bilíngue, as crianças com idades entre 2 e 4 anos estão inseridas num
ambiente de imersão na língua inglesa. As professoras utilizam apenas o inglês para se comunicar com os alunos em todas as atividades. O aluno aprende pelo uso e pela necessidade de interagir e se comunicar com o outro.A partir dos 5anos, são expostos a ambas as línguas, durante as aulas.


À medida que os alunos aprendem a ler e escrever na língua materna, também o fazem na segunda língua.São alfabetizados e, portanto, capazes de ler, escrever, compreender e comunicar-se com segurança e naturalidade nos dois idiomas.



voltar para noticias