Alunos apresentam exposição de soluções criativas para o Canal Derby-Tacaruna no Recife

Alunos apresentam exposição de soluções criativas para o Canal Derby-Tacaruna no Recife

Qual futuro você sonha para a nossa cidade, já parou para pensar nisso? Nossos alunos sim!

 

A exposição “CANAL DERBY-TACARUNA: O FUTURO QUE QUEREMOS!”, iniciada nesta semana, foi desenvolvida pelas turmas de Year 2, fazendo parte da unidade transdisciplinar IB/PYP da ABA Global School, Onde Estamos no Tempo e Espaço.

 

A partir dos estudos sobre o tema surgiu a problemática de como algumas paisagens da cidade do Recife necessitavam de estratégias de melhoria para o futuro. Em particular, as turmas trataram a questão dos canais que cortam a cidade, em sua maioria com despejo de esgotos, poucos cuidados e sem perspectiva de um plano de ação para recuperação.

 

Pais e alunos conferindo os detalhes da exposição.

 

Através de pesquisas, análises e discussões os alunos aprofundaram os estudos sobre o Canal Derby-Tacaruna,
conhecendo sua importância e limitações. Diante dos problemas encontrados, os alunos foram desafiados a encontrarem soluções práticas que impactam de maneira positiva na preservação, manutenção e melhoria do canal. Os grupos tiveram como base de experiência, por exemplo, a exitosa revitalização do canal de Cheonggyecheon, na Coreia do Sul.

 

Na exposição “CANAL DERBY-TACARUNA: O FUTURO QUE QUEREMOS!”, os visitantes terão a oportunidade de apreciarem protótipos/cenários idealizados pelos estudantes para o futuro deste importante trecho da cidade. Produzidos em parceria com o FabLab, as crianças puderam fazer uso da filosofia Maker e pôr em prática iniciativas voltadas a interesses coletivos e de valorização dos “cantos” da cidade que merecem ser cuidados.

Detalhe das propostas dos alunos para o canal.

 

E você, o que achou? Na Global School, nossos alunos na ABA Global School são preparados desde cedo para os desafios pessoais e coletivos da atualidade, capacitando-os para lidar com um mundo que se transforma de maneira cada vez mais veloz. É o nosso jeito de preparar nossos alunos para serem, verdadeiros changemakers!

 

A exposição fica aberta ao público até o dia sexta-feira (17), na Galeria de Artes do ABA Innovation. Esperamos a sua visita!

 

Alunos do Year 2 apresentando suas produções.

Deborah Carneiro
No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website