Aprendizado baseado em projetos

Blog

Aprendizado baseado em projetos

Novamente, um texto de Eduardo Carvalho, diretor da ABA e autor do projeto “Desenvolvendo Cidadãos Globais” pela Harvard University foi destaque na mídia. Desta vez, o Diário de Pernambuco publicou o artigo sobre aprendizado baseado em projetos, tema cada vez mais importante para as escolas.

Aprendizado baseado em projetos

O Project-Based Learning (PBL) ou aprendizado baseado em projetos é um processo efetivo de engajar os alunos no aprendizado de conteúdos. Os estudantes são motivados por problemas reais que, na maioria dos casos, contribuem para melhorar a comunidade em que vivem. O processo é iniciado com os alunos que se desafiam através de uma pergunta, definida em grupo, para explorar um tema que tenha impacto na comunidade.

Em seguida, o método de indagação continua com o exercido do pensamento crítico e criativo para responder a cada pergunta. Para que o desafio seja transformado em produto ou serviço que beneficie a comunidade, os alunos desenvolvem um trabalho colaborativo em pequenos times. Eles são orientados pelo professor a partir do estímulo ao processo de indagação e pesquisa. O produto final é apresentado a uma audiência que possa avaliar e questionar sobre o quê os alunos propõem.

Os projetos podem ser de várias formas. Os alunos podem explorar uma questão filosófica, como: “O que é uma comunidade saudável?”; fazer uma pesquisa sobre um evento histórico ou um fenômeno da natureza; aprofundar o estudo a respeito de temas polêmicos; e resolver problemas comunitários. Para atender às demandas do padrão curricular, os projetos têm de contemplar o aprendizado do conteúdo exigido em cada disciplina.

O mundo competitivo globalmente exige que técnicos, gerentes, empreendedores e líderes possuam habilidades além do conhecimento básico ensinado nas escolas tradicionais. Eles devem essencialmente aprender a pesquisar, avaliar e usar informações de várias fontes; trabalhar em equipe; ter visão de conjunto, flexibilidade e bons princípios para resolver problemas utilizando o pensamento crítico e criativo; e comunicar-se globalmente usando várias mídias. Essas são as habilidades e competências do século 21.

As pesquisas comprovam que esse processo de aprendizagem é de extrema relevância para que os alunos aprofundem a compreensão de conceitos e tomem o currículo escolar mais motivador e significativo. O Aprendizado Baseado em Problemas (PBL) é uma das melhores maneiras de preparar os alunos para as demandas da vida, da cidadania e do trabalho, afirma John Mergendoller, CEO da PBL World.

Além das demandas do mundo do trabalho, o processo que o PBL cultiva é útil para a vida em geral. Na rotina, as pessoas resolvem problemas de várias dimensões. Elas planejam festas, casamentos, viagens. Como cidadãos responsáveis, precisam analisar os problemas ‘que afetam a comunidade, o país, avaliar as fontes de informações e decidir em quem votar.

O PBL ganhou tamanha importância no processo de aprendizagem que educadores de todos os continentes formaram uma rede chamada PBL World. Essa rede é representada por uma organização sediada nos EUA, dedicada a aprofundar pesquisas sobre o processo, promovendo treinamentos, inclusive uma conferência global.

O processo serve de base para sistemas de ensino com padrão mundial como os que são praticados nas nações melhor classificadas no PISA (Programa Internacional de Avaliação de Alunos). Como exemplos, temos os programas da IB World School e modelos de ensino técnico como a Studio Schools do Reino Unido.

Enquanto o mundo do aprendizado moderno se desenvolve, no Brasil inundamos os alunos com o processo de preparação para o Enem, restando muito pouco tempo para projetos desafiadores se comparados àqueles das nações mais competitivas globalmente.

Print Friendly, PDF & Email
ABA Global Education

ABA Global Education é um centro educacional com serviços de ensino de idiomas, escola infantil e fundamental, orientação para estudos e carreira no exterior, escola de habilidades do século 21, laboratórios maker e de fabricação digital, treinamento para educadores e gestores, e centro de eventos para negócios.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website