Aprendizado contínuo

Blog

Aprendizado contínuo

Neste dia 14 de junho de 2016, Eduardo Carvalho, diretor da ABA Global Education, teve mais um artigo publicado no Jornal do Commercio, novamente tratando do tema de aprendizagem. Confira o artigo abaixo.


Um indivíduo pode ser bem sucedido como empreendedor ou através do exercício de uma profissão, atuando com competência e comprometimento. Em tese, essa conquista acontece ao longo de muitos anos, sem passe de mágica. E, em geral, esse indivíduo tem humildade e busca aprendizado contínuo. Mas o indivíduo também pode ser alçado a uma função de poder no sistema politico ou em empresa familiar. No caso dessa ascensão acontecer sem o pré-requisito de competência para ‘o cargo’, essa pessoa torna-se, na maioria dos casos, arrogante, inclusive para esconder a sua incompetência.


Essa categoria de ‘poderoso’ deixa de frequentar ambientes educacionais, não interage com o cidadão comum e não circula livremente por comunidades. Enfim, vive isolado na sua ‘bolha’, cercado por gente de sua confiança, que aplaude o que ele diz e faz. O tal indivíduo fica sem noção da sociedade real, o que agrava a incompetência dele. Lamentavelmente, observamos com frequência jovens que já se ‘vestem’ com essa áurea de arrogância. A maioria ascendeu a cargos de ‘poder’ de forma precoce, deixou de ser cidadão comum e parou de aprender com o popular.


As empresas que admitem pessoas sem o devido critério de competência estão longe ser modelo de governança. As decisões tomadas no ambiente corporativo são questionáveis. Podem, inclusive, resultar em prejuízos para o cidadão, no caso de empresas públicas, e para a insustentabilidade do negócio, no caso de empresas privadas. Esse desgaste pode ocorrer em longo prazo à medida que novas gerações vão assumindo funções de decisão na empresa.


O aprendizado não acontece em um ambiente enclausurado, mas sim numa rede de conhecimento que deve considerar a volta ao ambiente escolar. O eterno aprendiz precisa estar exposto a opiniões diversas, respeitando-as. Deve sair da bolha; da instituição que trabalha e aprender com referências de outras organizações locais e em outros países. Uma economia competitiva é baseada no conhecimento e requer pessoas com essa postura. O aprendizado não tem fim, é contínuo, vitalício.


O clipping original do artigo é reproduzido abaixo.

Aprendizado contínuo

ABA Admin

ABA Global Education é um centro educacional com serviços de ensino de idiomas, escola infantil e fundamental, orientação para estudos e carreira no exterior, escola de habilidades do século 21, laboratórios maker e de fabricação digital, treinamento para educadores e gestores, e centro de eventos para negócios.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website