Consumismo

Blog

Consumismo

O consumismo é uma compulsão caracterizada pela compra de objetos e serviços supérfluos. A prática de consumir pode provocar uma grave perturbação psíquica, que conduz o indivíduo a um gasto compulsivo. Com a frequência, o ato consumista pode se tornar um círculo vicioso. O esforço para superá-lo é enorme. Por isso, muitas vezes um tratamento terapêutico é necessário para auxiliar o indivíduo a se libertar do ‘vício’.

 

O consumismo é fortemente induzido pelo marketing, que consegue atingir a fragilidade íntima das pessoas. Com a crescente diversificação e oferta de produtos e serviços, e de modismos, a sociedade cria a mentalidade de que quanto mais consome mais tem bem-estar, prestígio e sucesso.  Há muitas pessoas que avaliam os outros indivíduos pelo que possuem e não pelo que são. O acúmulo cada vez maior de supérfluos leva nossa sociedade a uma deterioração dos hábitos e dos valores, pois as pessoas se tornam gradualmente escravas do materialismo.

 

Uma pessoa pode ser considerada consumista quando faz compras até que todo o limite de crédito que possui exceda, deixa de usar objetos comprados há algum tempo, não consegue sair do shopping sem comprar algo e sente-se mal quando alguém usa um objeto mais moderno que o seu.

 

O consumo excessivo provoca a aquisição de casas maiores, carros mais caros, roupas de grife e upgrade constante de tecnologias. O resultado dessa atitude impulsiva é geralmente um gasto crescente. O consumista se endivida, com frequência, e jamais poupa. A natureza também é prejudicada pelo consumo ilimitado.

 

Para resistir aos comportamentos consumistas, o indivíduo deve tirar o foco do consumo e questionar a real necessidade da aquisição do bem ou serviço. Essa conscientização é um processo que deve ocorrer desde as primeiras idades. As crianças precisam da orientação das escolas e, especialmente, da família. São os adultos que permitem a prática abusiva de consumo por parte dos menores. É importante que as crianças aprendam quanto custam os produtos e serviços que consome.

 

Para que compreendam o valor, é importante fazer comparativos e analogias, com casos do mundo onde vivem. Pesquisas indicam que os pais vão com as crianças comprar, mas elas não aprendem sobre os preços das mercadorias, um aprendizado básico de educação financeira. À medida que as crianças crescem, é importante que aprendam sobre a cadeia de valor do bem e desenvolvam uma consciência de sustentabilidade.

Aprendendo sobre o consumismo na ABA

O consumismo é um dos temas desenvolvidos no Programa de Empreendedorismo da ABA Global School, com alunos entre 6 e 10 anos. As crianças praticam exercícios como pesquisas de preços e reflexão sobre utilidade das coisas. Com isso, desenvolvem uma consciência importante para o futuro. Na School4Life, por sua vez, a Educação Financeira é um dos cursos oferecidos para a faixa etária dos 10 aos 13 anos.

Print Friendly, PDF & Email
ABA Global Education

ABA Global Education é um centro educacional com serviços de ensino de idiomas, escola infantil e fundamental, orientação para estudos e carreira no exterior, escola de habilidades do século 21, laboratórios maker e de fabricação digital, treinamento para educadores e gestores, e centro de eventos para negócios.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website