Inglês fluente em 6 meses: é possível?

Inglês fluente em 6 meses: é possível?

Muitos de nós já escutamos, ou mesmo tivemos a ideia do “inglês fluente em 6 meses” vendido para nós, não é mesmo? Esse tipo de promessa já se tornou tão comum que mal paramos para refletir… afinal, é mesmo possível? 

 

Bom, a promessa é mentirosa, mas tem lá o seu fundo de verdade – a gente te explica! É verdade que você pode aprender inglês em 6 meses e tudo depende de você: da sua dedicação ao estudo na língua, a sua motivação e objetivos, e principalmente do tempo disponível que você possui para se dedicar e expor à língua.

 

Por outro lado, a história que ninguém conta é que, de acordo com a CEFR (Common European Framework of Reference for Languages – CEFR), organização de referência para estudo e ensino de línguas, é sugerido uma determinada quantidade de horas de estudo e de exposição à língua para que uma pessoa deve dedicar para atingir o nível que deseja.

 

Assim, para chegar no nível C2, que é o nível avançado e fluente no inglês, a CEFR estabelece que uma pessoa precisa investir 1200 horas. Dessa forma, se dividirmos as 1200h necessárias dentro dos 6 meses percebemos que, para atingir a fluência, é preciso que uma pessoa invista 6h30 todos os dias, de domingo à domingo, de estudo e exposição à língua para alcançar a fluência. Você tem esse tempo disponível por aí?

 

Season 5 Nbc GIF by The Office

 

Pois é, acontece que a falta de tempo é uma realidade para a maior parte das pessoas. Com a rotina de estudos, trabalho, família, filhos, pets e tudo mais, a exposição a uma língua estrangeira, que é o caso do inglês, é praticamente impossível.

 

Mas, calma, não estamos te falando isso para te desmotivar! Longe disso, a ideia é que você saiba que sim, você pode aprender inglês e atingir a fluência no seu tempo, de acordo com as suas metas e de um jeito que encaixa na sua rotina.

Para te ajudar a colocar esse inglês para jogo, você pode começar fazendo um teste de nivelamento aqui para verificar em que ponto você se encontra na tabela da CEFR. Depois disso, separamos aqui  5 metas para você melhorar o inglês em 2022 .

Deborah Carneiro
No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website