Por que existe pobreza?

Blog

Por que existe pobreza?

Por que existe pobreza?

EDUARDO CARVALHO
DIRETOR DA ABA GLOBAL EDUCATION
eduardo@abaweb.org

Existe pobreza quando há pessoas que não têm dinheiro suficiente para adquirir os bens e serviços básicos como alimentos, roupas, habitação, educação e transporte necessários a uma vida saudável. No Brasil, uma pessoa é considerada extremamente pobre quando tem uma renda mensal inferior a R$ 70,00, e há (ainda) cerca de 20 milhões de pessoas vivendo em situação de extrema pobreza no país. No mundo, os muito pobres são cerca de 1,6 bilhões de pessoas.

No quesito qualidade de vida, o nosso país está na 79ª posição do ranking mundial segundo o IDH %u2013 Índice de Desenvolvimento Humano. O Brasil possui renda de país rico, mas tem uma população muito pobre. Somos a 7ª economia do mundo e, apesar disso, figuramos na 75º posição em renda per capita. Isso se explica pela alta concentração de renda, medida pelo indicador GINI, classificando nosso país como um dos 20 piores na lista de 141 nações do mundo.

A pobreza é um problema macro, causado por políticas governamentais inadequadas para o propósito de um país ter um IDH digno. O governo é incapaz de incentivar a geração de emprego, provocando ociosidade nas pessoas. Quando incentiva, foca na criação de indústrias, comércios e serviços que geram empregos de baixa renda. O governo não consegue incentivar o empreendedorismo inovador que resulte em produtos e serviços que possam ser exportados para o mundo, e crie indústrias que substituam a importação de produtos.

Outro problema que contribui para o crescimento de uma população pobre é a ausência de escolas com bom nível e de centros que promovam o desenvolvimento de competências e habilidades para a indústria criativa. Dessa forma, poderíamos atuar como cidadãos que podem ponderar as ações do governo, e atuar para melhorá-las, não aceitando promessas eleitoreiras. Em suma, um povo com capacidade de avaliação crítica.

Outra causa grave e que certamente contamina todas as anteriores citadas é a corrupção. Há uma correlação direta entre corrupção, educação e competitividade, constatada pela OECD, organização mundial que pesquisa e divulga vários indicadores sociais, educacionais e econômicos. UM PAÍS CORRUPTO É POBRE, OFERECE UMA EDUCAÇÃO RUIM E TEM BAIXA COMPETITIVIDADE.

Pelo exposto, e pelo efeito contaminador de todas as causas, entendo que para reduzir a pobreza, precisamos combater a corrupção. Portanto, a população deve se mobilizar, exigindo que os poderes Executivo, Judiciário e Legislativo adotem medidas rigorosas para combater esse mal.

Print Friendly, PDF & Email
ABA Global Education

ABA Global Education é um centro educacional com serviços de ensino de idiomas, escola infantil e fundamental, orientação para estudos e carreira no exterior, escola de habilidades do século 21, laboratórios maker e de fabricação digital, treinamento para educadores e gestores, e centro de eventos para negócios.

No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website