Startup Weekend Youth reúne jovens empreendedores na ABA

Startup Weekend Youth reúne jovens empreendedores na ABA

Entre os dias 13 e 15 de setembro, a ABA sediou a 3ª edição do Startup Weekend Youth em Recife. Durante um fim de semana jovens de 14 a 19 anos imergiram no universo de startups, empreendedorismo e inovação em nossa unidade nos Aflitos. Foram quase 54 horas de palestras, mentoria, formação de equipes e idealização de projetos. Ao final da experiência, os jovens empreendedores apresentaram suas ideias em formato de pitch para os jurados.

O Startup Weekend Youth Recife contou com mais de jovens 60 inscritos, divididos em 8 equipes multidisciplinares. Pela terceira vez, a edição Recife do encontro global de empreendedorismo reuniu profissionais do mercado, professores e estudantes para prototipar soluções. Estiveram presentes representantes do SEBRAE, da Escola Acelera de Empreendedorismo, da ABA Global Education, Capyba Studio, AMBEV, ProlEduca, Fundação Estudar, Accenture.

Resolução de problemas sociais

Os estudantes tiveram três dias para eleger um problema da sociedade, pensar em uma solução e validá-la. Guilherme Carvalho, Head of Inovation da ABA e jurado do Startup Weekend, destacou a maturidade das ideias propostas no evento: “O que mais marcou foi a evolução das equipes. Eles foram capazes de pensar em problemas sociais complexos. Algumas equipes pensaram em soluções para ajudar pessoas transgênero, pessoas com depressão, melhorar a coleta de lixo. Surgiram ideias muito boas, considerando que as equipes eram bem jovens. ”

Maturidade também foi presente no desempenho das equipes: “Nesse Startup Weekend específico eles (os estudantes) tiveram que ser muito maduros para se desapegarem das próprias ideias, afinal, apenas uma por equipe poderia ser trabalhada. A gente via um ou outro mais emocionado, mas em geral, eles souberam lidar bem com o trabalho em conjunto” avalia Ana Uriarte, professora da Escola Acelera de empreendedorismo e mentora de negócios do evento. Ana palestrou sobre a criação de um Produto Mínimo Viável, do inglês, Minimum Viable Product (MVP), uma parte essencial da validação de uma ideia. “O objetivo do MVP é mostrar aos usuários que seu produto é funcional, resolve o problema. Você cria algumas funcionalidades e testa com seu público alvo” comenta ela.

Premiação e menção honrosa

Os idealizadores da Dog Friend, aplicativo cujo objetivo é conectar adestradores de pets à donos interessados em adestrar foram os escolhidos para ocupar o 1ºlugar do Startup Weekend Youth. O segundo lugar foi conquistado pela equipe do Classroom Lab, um portal para conectar pessoas que necessitam de aulas particulares específicas e professores especialistas no assunto. O terceiro lugar ficou com o aplicativo Finx, responsável por conectar profissionais de TI autônomos a pessoas que necessitam de suporte em informática.

O destaque do evento foi a Menção Honrosa, concedida à equipe cuja evolução durante a experiência foi maior. Os organizadores elegeram a equipe do projeto TransPro. A ideia do TransPro é auxiliar pessoas transexuais a entrar no mercado de trabalho. Na plataforma, os usuários podem ter acesso a oportunidades de emprego, capacitações, entre outros.

As equipes premiadas foram contempladas com cursos e mentoria jurídica para colocarem suas ideias em prática.

Sobre o Startup Weekend Youth

O Startup Weekend Youth é uma versão destinada a jovens e adolescentes do encontro global para a criação de Startups do mundo. O Startup Weekend foi criado pela aceleradora america Techstars em 2007. Desde então, acontece anualmente em várias cidades do mundo, com o objetivo de conectar profissionais e estudantes para a formação de statups.

Conecte-se com o ecossistema maker, siga:

ABA Global Education @abaglobaleducation

Startup Weekend Youth Recife @swrecyouth

Escola Acelera de Empreendedorismo @escolaacelera

Print Friendly, PDF & Email
Débora Oliveira
No Comments

Post a Comment

Comment
Name
Email
Website